Após os mais de 170mm de chuva acumulados atingir Sant’Ana do Livramento ao longo dessa segunda-feira (25), a Prefeitura Municipal reuniu uma equipe de profissionais para atender às demandas da população afetada. A força-tarefa composta pelas secretarias de Assistência e Inclusão Social, Serviços Urbanos, Obras, Administração, Trânsito e Turismo mobilizou-se durante toda a tarde e à noite em diversos pontos da cidade. Além dos secretários e de funcionários atuando na operação, a Defesa Civil do Município, o Conselho Tutelar, a chefe de gabinete da prefeita Ana Tarouco, Sandra Pontes, e o prefeito em exercício Evandro Gutebier estiveram participando da mobilização.
Em entrevista ao programa Resenha Livre, na TV A Plateia, secretário de Administração, Matheus Medina, destacou a participação do Executivo Municipal na operação e explicou o objetivo da mobilização. “Nós montamos esta força-tarefa para atender de imediato aqueles que necessitam neste momento”, comentou. O prefeito em exercício Evandro Gutebier salientou o atendimento às famílias que tiveram prejuízos causados pela forte chuva. “Agradecemos a todos os profissionais que estão participando deste trabalho, assim como das pessoas que estão doando materiais para serem repassados à população. A prefeitura tem uma estrutura que, embora não seja suficiente, está preparada para atender às necessidades na medida em que as demandas surgirem”.
A responsável pela pasta da Assistência e Inclusão Social, Maria Drekner, explicou como funciona a organização deste tipo de operação de combate aos estragos causados pelos eventos climáticos. “Como nós estamos sendo atingidos por constantes temporais, o trabalho tem sido o mesmo sempre: montamos o QG, distribuímos as equipes conforme as localidades mais afetadas, recebemos as demandas e vamos encaminhando”, explicou.
O secretário de obras, Dilmar Pereira, deu detalhes técnicos sobre o trabalho desenvolvido. “Temos equipes já pré-determinadas para atuar em situações como essa. Reunimos oito pessoas de cada pasta, mais o secretário ou adjunto, para prestar o apoio em situações como essa”. Com relação às doações Dilmar destaca as principais demandas trazidas pelos santanenses. “Neste momento, precisamos muito de colchões e cobertores. Conseguimos cerca de 35 lonas no início da noite que já estão sendo distribuídas”, destacou.
A chefe de gabinete, Sandra Pontes, garantiu que todos continuarão engajados. “O município de Sant’Ana do Livramento será assistido por todos nós como foi da outra vez. Nós vamos para rua, se tiver que colocar lonas, assim vamos fazer […] Nós vamos atender seja onde for no nosso município”, disse a Sandra, que também comanda a pasta de Turismo.
A força-tarefa terá continuidade nos próximos dias. Foram disponibilizados dois números para atendimento tanto de demandas quanto para aquelas que tiverem doações. Os telefones são o 3968-1030 e o WhatsApp, que é o 55 984476847.