qua, 22 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Após chamar Civeira de corrupto e canalha, Doze vira estagiário do vereador

Vereador Enrique Civeira (PDT) e seu estagiário Júlio Doze

“Inimigos de hoje, aliados de amanhã”, uma das frases mais utilizadas pelos políticos de Sant’Ana do Livramento. Na próxima segunda-feira (25), o ex-candidato a prefeito Júlio Cesár Doze iniciará um estágio no gabinete do vereador Enrique Civeira (PDT), o mesmo parlamentar que Doze chamou de “corrupto, canalha e inimigo do povo”, em entrevista à RCC FM em 06 de abril de 2018.
Na ocasião, o próprio Doze mencionou a frase: “Aqui, na política local, tem um ditado: “inimigos de hoje, aliados de amanhã” e complementou mandando um recado ao vereador e ao então prefeito Ico Charopen (PDT). “Eu quero dizer para o Ico e para o Enrique Civeira: vocês são meus inimigos, vocês são inimigos do povo. Eu sou o inimigo declarado de vocês”. Na mesma entrevista, Júlio Doze afirmou que Civeira havia lhe oferecido um emprego e mais um valor extra, para que ele entregasse as provas da operação da Polícia Federal “Laranja Mecânica”, que contou com denúncias de Doze.
“O teu emprego que tu me ofereceu o dobro do salário da prefeitura e mais R$ 500,00 para mim te entregar as provas da Laranja Mecânica estão com a Polícia Federal. Vai lá e pede para o delegado”, declarou. Ele finalizou dizendo: “Enrique Civera, o senhor e o prefeito Ico são canalhas, corruptos e vocês terão o destino correto”.
Após ser derrotado nas eleições de 2020, Doze assumiu as secretarias de Saúde, Educação e Fazenda da cidade de Cerro Grande do Sul, onde ficou até o início deste ano, quando houve um desentendimento com membros da administração municipal.

CONTRAPONTO

Júlio Doze explicou que na operação Laranja Mecânica, o vereador Enrique Civeira “não demonstrou nos autos e durante a investigação, nenhuma participação dele. Realmente ele queria acessar as provas na condição de vereador e eu não dei acesso a ele e não me arrependo”.
Ele contou que o estágio na Câmara de Vereadores não será remunerado e obrigatório. “Eu vou fazer o trabalho do estudante Júlio César Figueiredo Doze, não tem nenhum vínculo ou ligação com nenhum partido político”. Doze finalizou dizendo que não retira o que disse em 2018. “Naquele momento realmente os considerava inimigos da população”.
Procurado pela Reportagem, o vereador Enrique Civeira disse que seu estagiário nunca o chamou de corrupto e canalha na sua frente. “Pra mim ele nunca, na minha frente, me chamou de nada disso. Agora, a política é muito dinâmica e eu sempre tratei o Júlio de uma forma muito respeitosa […] Nunca me dirigiu essas palavras”. Enrique finalizou dizendo que não vê “problema algum” em colocar Doze como estagiário do seu gabinete.

RELEMBRE A LARANJA MECÂNICA

A operação Laranja Mecânica, da Polícia Federal, foi desencadeada para investigar uma organização criminosa que tinha o objetivo de lesar os cofres públicos através da concessão dos serviços públicos de transporte escolar. Nessa mesma operação, o vereador Lídio Mendes Melado (PTB) é acusado de corrupção e organização criminosa. No relatório, entre os demais indiciados, estão ainda os crimes de vantagens ilícitas e fraude. Melado nega as acusações e diz se sentir injustiçado.