Nesta terça-feira (19), a Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do RS aprovou o relatório do Projeto de Lei 288/2021, de autoria do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), que inclui o Festival Binacional de Enogastronomia – FRONTE(I)RA no Calendário Oficial de Eventos do Rio Grande do Sul. O relator do projeto é o deputado Frederico Antunes (Progressistas).
Mainardi afirmou que o festival é uma realidade turística da região da fronteira oeste e sua inclusão no calendário oficial do estado impulsionaria ainda mais o turismo regional. “O Festival Binacional de Enogastronomia reúne milhares de pessoas do Brasil e Uruguai, promovendo uma colaboração cultural entre os povos com experiências técnicas e sensoriais gastronômicas, com degustações de vinhos, azeites, queijos e carnes.”, finalizou Mainardi. Relator do projeto, Frederico Antunes reiterou a importância da inclusão do festival no calendário do RS na leitura do seu parecer.
O festival, que terá sua 7ª edição em 2022, ocorre anualmente nas cidades fronteiriças de Sant’Ana do Livramento, no Brasil, e Rivera, no Uruguai. Devido à pandemia da Covid-19, o festival não ocorreu nos últimos dois anos. Na atual edição, os participantes terão experiências gastronômicas em seis feiras binacionais de produtos regionais e uma feira binacional de produtos artesanais, além de um churrasco de almoço na Praça Internacional.
Os participantes poderão também participar de seminários binacionais e fóruns técnicos de gastronomia. Além disso, este ano ocorrerá a 2ª edição do espetáculo cultural e gastronômico “A Ferro e Fogo”, com a participação de 30 chefs dos dois países, com 15 ilhas de assados e pratos tradicionais da fronteira. O 7º Festival Binacional de Enogastronomia – FRONTE(I)RA acontecerá entre os dias 27 e 30 de julho.