dom, 24 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Tamanduá-mirim é resgatado e devolvido à natureza

A saga do tamanduá-mirim que foi gravado circulando pela região central de Livramento nesta semana e viralizou nas redes sociais, teve um desfecho feliz na madrugada desta quinta-feira, 14 de abril: a sua devolução para a natureza. Ele foi encontrado pelo Pelotão Ambiental da Brigada Militar e por biólogos que faziam as buscas. O animal estava em uma área de jardim, situada na frente do Banco do Brasil, na Rua dos Andradas. Conforme o biólogo Hugo Saraiva, o animal havia caído em uma mureta e estava preso. “Depois de duas noites buscando, encontramos ele. Fizemos o seu resgate. E, posteriormente levamos para uma área de mata nativa onde é seu habitat para a soltura. Agradecemos a todos as pessoas que colaboraram com essa ação”, disse o biólogo.
Hugo salienta ainda que apesar do tamanduá-mirim ser nativo da região do Bioma Pampa e Bioma Brasileiro a sua presença em áreas urbanas é muito incomum. “A chance de ter vindo sozinho para o meio urbano é muito pequena. Existem, neste caso, duas hipóteses: a primeira é de que alguém tenha capturado esse animal na natureza e estava criando em cativeiro. Como ele é um animal grande, pode ter escapado e estava vivendo aqui na região central. A outra é de tráfico de animal silvestres. Nos dois casos isso é crime conforme a lei” disse.
O tamanduá-mirim aparece apenas na América do Sul; a leste dos Andes, da Venezuela até o Norte da Argentina e Uruguai. No Brasil, como apontado anteriormente, o tamanduá-mirim ocorre na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pantanal e Campos Sulinos.

Dois Veículos fazendo “racha” na Avenida João Goulart provocam grande acidente com danos materiais

Na madrugada deste sábado, 23 de novembro, a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito na Avenida João Goulart por volta da 1h30. Conforme o Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, o acidente teria sido causado por conta de um “racha” envolvendo um veículo VW Gol cinza e um veículo Peugeot

Escolinha de Futebol Monte Castelo do Clube Duque de Caxias realiza formatura no 7º RC Mec

O 7º RC Mec, de Sant’Ana do Livramento, foi palco, no dia 13 de novembro, da formatura da Escolinha de Futebol Monte Castelo do Clube Duque de Caxias. Na ocasião, o Sr. Ten.Cel. Luciano da Costa Dutra, comandante do Regimento, destacou a importância e os valores adquiridos com a prática do esporte na formação do cidadão. O Tenente-Coronel, em sua