qui, 17 de abril de 2025

Variedades Digital | 12 e 13.04.25

Bastidores – A difícil formação das equipes para o Censo 2022

O IBGE continua tendo dificuldades na formação das equipes que vão trabalhar no Censo Demográfico deste ano. A abstenção na prova realizada domingo passado, dia 10, beirou os 40% em algumas cidades, a exemplo de Rosário do Sul, onde há 37 vagas para recenseador mas somente 35 candidatos compareceram na prova de seleção.
Em Livramento, de 206 candidatos inscritos para disputar as 73 vagas de recenseador, compareceram 133. O resultado das provas deve ser divulgado no dia 20 do mês que vem, classificando por ordem de acertos todos os candidatos que obtiverem acima de 40% de correção. Caso o número de aprovados não alcance o número de vagas disponíveis, o IBGE deverá lançar novo edital para recebimento de currículos visando preencher as equipes de trabalho.
Em Rosário, por exemplo, já é quase garantida a publicação desse tipo de edital uma vez que o número de participantes do processo seletivo é inferior ao de vagas. O IBGE deve inclusive aproveitar para incentivar as participações de candidatos que residam em zonas rurais, o que vai facilitar a realização do trabalho de pesquisa residencial nas localidades mais afastadas das zonas urbanas. Além do critério de escolaridade, também deve ser considerada a idade dos candidatos. O IBGE espera concluir os processos de seleção e a formação das equipes até o fim do primeiro semestre.

O “paga-não paga” do orçamento municipal

Haja planejamento. Depois de comunicar, através de ofício, que os valores a mais, referentes aos duodécimos de janeiro, fevereiro e março, repassados pelo Executivo à Câmara de Vereadores, seriam descontados no duodécimo de abril – algo em torno de R$ 600 mil – a Prefeitura se obrigará a repassar o valor quase integral do duodécimo até o próximo dia 20, uma vez que o Legislativo conseguiu derrubar no TJRS a liminar que havia tornado sem efeito a emenda que aumentou em pouco mais de R$ 2 milhões o orçamento da Câmara. A nova decisão considerou ilegal apenas a 5a parte do valor da emenda, que retirava recursos das despesas com pessoal e da dívida fundada do Município.

Mourão na RCC

Os jornalistas Rodrigo Evaldt e Valdinei Lima entrevistam o vice-presidente da República e pré-candidato ao Senado pelo REPUBLICANOS, Gal. Hamilton Mourão, no programa “Boa Tarde, Cidade”. Segunda, 18, às 15h, pela RCC FM 95.3 Mhz.

Garrão no PTB

Já foi registrada no TRE e está disponível no site do Tribunal no Rio Grande do Sul a nova composição da Comissão Executiva Provisória do PTB em Sant’Ana do Livramento. Conforme a coluna Bastidores já havia adiantado, o advogado e ex-vereador Ulberto Navarro, o “Garrão”, é o novo presidente da Comissão, que praticamente não conta com nenhum outro nome tradicional do partido em Livramento. Garrão concorreu a vereador, nas últimas eleições, pelo DEM, e neste ano poderá ser candidato a deputado pelo PTB. Os vereadores petebistas Lídio Mendes, o “Melado”, e Thomaz Guilherme informam que não foram ouvidos na definição da nova Provisória local.

Romário na região

O MDB identifica a importância estratégica da Fronteira Oeste e deve optar por candidatura local na região. Ideia no partido é concentrar o trabalho em algumas candidaturas preferenciais unindo cidades da Fronteira Oeste e região da Campanha. O atual presidente do MDB santanense, vereador Romário Paz, foi sondado pela direção estadual e pode vir a concorrer a deputado estadual formando uma dobradinha com o deputado federal Márcio Biolchi, campeão de votos no partido no RS e que disputará a reeleição. A amizade e proximidade de Romário com o atual presidente da Executiva Estadual, Fábio Branco, deve influenciar na definição da candidatura.

Candidaturas locais

Cresce a constatação sobre a importância de uma representação local nas instâncias regional e federal do Legislativo. Candidatos de fora que recebem votos aqui dedicam mais atenção a seus municípios de origem, onde recebem quantidade bem maior dos votos necessários para suas eleições. No último pleito, Livramento mandou cerca de 30 mil votos para candidatos de fora. E, mesmo entre os candidatos locais, a pulverização é grande.

Homenagem

No fim da tarde de segunda-feira (11), na Assembleia Legislativa, o ex-deputado Kalil Sehbe Neto recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento gaúcho, por sua trajetória política e empreendedora. A medalha foi entregue pelo presidente da Casa, deputado Valdeci Oliveira, e pelo deputado Gerson Burmann, que propôs a homenagem. Autoridades municipais, estaduais e partidárias, ex-deputados, além de familiares e amigos do homenageado, entre os quais o presidente do grupo A PLATEIA, advogado Antonio Badra, participaram da solenidade. Badra fez questão de viajar à Capital para dar um abraço no seu particular amigo.

É greve?

O Sindicato dos Servidores Públicos de Livramento convocou para a manhã deste sábado, 16, na Sala Cultural do Município, assembleia geral com a pauta específica de debater a exigência do pagamento do reajuste de 33,24% no piso do magistério. Embora os demais servidores aceitem a reposição de 10,06% oferecida pelo Governo Municipal, os professores não abrem mão do índice concedido pelo Governo Federal e falam inclusive em greve. O presidente do Sindicato, José Pedro da Silva, acredita que será quase impossível evitar a paralisação.

Nota à imprensa – Encontro com o ex-governador Jair Soares

O líder da oposição na Câmara dos Deputados, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS), esteve reunido nesta quarta-feira (16) com o ex-governador Jair Soares, uma das figuras mais emblemáticas da história política gaúcha e o último governador genuinamente de direita eleito pelo povo do Rio Grande do Sul. Durante o encontro, realizado em Porto Alegre, Zucco e Jair de Soares conversaram

TCE-RS oferece capacitação sobre atuária aplicada ao RPPS

  O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS), por meio de sua Escola Superior de Gestão e Controle (ESGC), promove a 2ª edição do Curso Básico da Atuária Aplicada aos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS), em formato EAD. O curso é voltado para servidores e gestores de RPPS, membros dos conselhos deliberativos, comitês de investimentos e controle interno dos