dom, 24 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Audiência Pública para debater a reforma da previdência lota a Câmara

Após o debate, servidores realizaram uma reunião na Prefeitura

A Câmara de Vereadores promoveu, nessa semana, a segunda audiência pública para debater projetos que fazem parte do início da reforma previdenciária municipal. O encontro entre membros dos poderes Executivo e Legislativo e os servidores públicos municipais aconteceu na Câmara de Vereadores, que teve o plenário João Goulart lotado.
Antes mesmo da discussão na Câmara, a Associação dos Servidores Técnicos Municipais de Sant’Ana do Livramento emitiu um “manifesto” assumindo posição contrária à aprovação dos projetos de lei em trâmite no Legislativo. Para a Astem, a reforma está “culpabilizando” o servidor público pelas más gestões políticas sucessivas, de Executivo e Legislativo, “que não honram os compromissos assumidos” e complementou em nota que o servidor público, nas propostas apresentadas, é o único a “tomar o remédio amargo”.
De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Sant’Ana do Livramento, Gerson Pereira, para a surpresa do Sindicato foi apresentado “um pacote de mudanças” na vida dos servidores, na questão da previdência e parcelamentos que, segundo ele não ficaram claros no primeiro momento. Por isso, o Executivo se comprometeu a fazer mudanças no projeto que está em tramitação. Para o vice-presidente, a decisão pode ser computada “como uma vitória do sindicato”, pelo fato de a discussão continuar junto ao executivo.
Neste sentido, foi marcada para quarta-feira (13), uma reunião no gabinete do vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos), que contou com a presença de servidores, do secretário de Administração, Matheus Medina; do procurador-geral do município, Felipe Vaz; da diretora do Sisprem, Luciana Weber; do presidente da Astem, Miguel Pereira; e da direção do Sindicato. “A gente debateu, no primeiro momento, que deveria ser feito o mínimo, o que consta na lei […] que é a questão das idades, o resto nós vamos discutir em uma lei complementar”, explicou Gerson.
Agora, segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Aquiles Pires (PT), a deliberação dos projetos dependerá da agilidade do Executivo em fazer as mudanças discutidas.

Dois Veículos fazendo “racha” na Avenida João Goulart provocam grande acidente com danos materiais

Na madrugada deste sábado, 23 de novembro, a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito na Avenida João Goulart por volta da 1h30. Conforme o Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, o acidente teria sido causado por conta de um “racha” envolvendo um veículo VW Gol cinza e um veículo Peugeot

Escolinha de Futebol Monte Castelo do Clube Duque de Caxias realiza formatura no 7º RC Mec

O 7º RC Mec, de Sant’Ana do Livramento, foi palco, no dia 13 de novembro, da formatura da Escolinha de Futebol Monte Castelo do Clube Duque de Caxias. Na ocasião, o Sr. Ten.Cel. Luciano da Costa Dutra, comandante do Regimento, destacou a importância e os valores adquiridos com a prática do esporte na formação do cidadão. O Tenente-Coronel, em sua