qua, 20 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Morning Xpress

Foto: Cedida

Bolsas mistas nesta quarta-feira. O EuroStoxx cai 0,9%, enquanto os futuros do S&P e do Nasdaq100 sobem 0,4% e 0,5%, respectivamente. Na Ásia, o Nikkei subiu 1,9% e o Hang Seng avançou 0,3%. O VIX cai 0,5 ponto para 23,8 pontos. Nas moedas, o DXY avança 0,1% para 100,4. As moedas de emergentes operam em leve alta contra o dólar. Nas commodities, o preço do petróleo sobe 0,8% a USD 105,5/bbl, os futuros curtos do minério de ferro caem 2,6% para 151,6 dólares por tonelada e os grãos operam mistos. As treasuries curtas operam de lado, enquanto as de 10 e 30 anos abrem 2 bps.

Mercados avaliam que a guerra da Ucrânia pode se estender por um período mais longo do que o esperado após o presidente russo, Vladimir Putin, dizer que concluirá seus objetivos na guerra e que as negociações diplomáticas com a Ucrânia chegaram a um beco sem saída. Na direção da manutenção do conflito, o governo americano se reunirá com fornecedores de armas no Pentágono para preparar mais uma rodada de auxílio militar ao governo ucraniano (https://bloom.bg/3O9Yyby).

As economias ocidentais seguem sentindo os efeitos do conflito. Após divulgação do CPI americano, hoje foi a vez do Reino Unido registrar alta de 1,1% m/m, acumulando alta de 7,0% em doze meses, o maior patamar em 30 anos.

No Brasil, os servidores do BC, sem acordo sobre reajuste, aprovaram manutenção da greve por tempo indeterminado. Desse modo, a divulgação de dados atrasados segue sem previsão, podendo afetar inclusive o próximo Copom.

Para quem não conferiu, nosso time fez uma sondagem com 44 investidores institucionais para coletar suas expectativas sobre inflação, juros, câmbio e PIB. Como destaque, os respondentes esperam IPCA em 7,65% em 2022 e 4,1% em 2023. Para a Selic ao final deste ano, a mediana das respostas ficou em 13,25% e em 9,25% para o ano que vem. (veja o material completo: https://bit.ly/3rjKySH)

A operação-padrão da Receita represa cargas e já afeta a produção de alguns bens, segundo matéria do Estadão. O movimento dos servidores teria elevado de cinco para 20 dias o prazo médio para desembaraço das cargas importadas via portos e aeroportos (https://bit.ly/3OagYZZ).

A Câmara aprovou ontem o projeto que prorroga o Pronampe até 2024. O texto adia até 2025 o início da devolução ao Tesouro Nacional dos recursos destinados ao Fundo de Garantia de Operações (FGO). O texto agora volta ao Senado (https://bit.ly/38GPieJ).

Agenda BCB: Presidente e diretores não possuem agenda com o mercado hoje.

Agenda: No Japão, o M2 avançou 3,5% a/a em março (exp. 3,6%) e o pedido de novas máquinas afundou 9,8% em fevereiro (exp. -1,5%). Na China, as exportações em dólar avançaram 14,7% em março (exp. 12,8%), enquanto as importações recuaram 0,1% (exp. +8,4%) e o saldo comercial fechou em USD 47,4 bi (exp. USD 21,7 bi). No Reino Unido, o CPI de março ficou em 1,1% m/m, acumulando 7,0% a/a (exp. 6,7%); o núcleo de inflação acelerou para 5,7% a/a (exp. 5,3%).

Nos EUA, teremos a divulgação do PPI de março às 9:30 (exp. 1,1% m/m). No Brasil, às 9:00 o IBGE divulga a PMC de fevereiro. Para o varejo restrito, o mercado espera +0,4% m/m e -1,3% a/a e a XP, +1,0% m/m e -0,3% a/a. No conceito ampliado, o consenso aponta para crescimento de +1,1% m/m e queda de -1,5% a/a, enquanto a XP projeta +1,5% m/m e -1,6% a/a.

Frase do dia na Bloomberg: “Until you value yourself, you won’t value your time.” — M Scott Peck.

Bons negócios!

XP Macro Strategy

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro