Na manhã desta terça-feira (12/4), o presidente do Sindicato Rural do munícipio de Alegrete, Luiz Plastina Gomes, e um grupo de produtores e diretores da entidade, em reunião com o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Edemundo Gressler, definiram que Alegrete será a sede da 34ª edição da Fenovinos.
Com data marcada para acontecer, entre os dias de 16 a 19 de junho, a 34ª Fenovinos seria realizada em Sant’Ana do Livramento, Capital Nacional da Ovinocultura. Mas em decisão tomada na quinta-feira passada (6) , pela diretoria da Associação e Sindicato Rural o município desistiu de sediar o evento. A feira nacional, que acontece de forma itinerante, é promovida pela Associação Brasileira de Ovinocultores (ARCO) e pela Secretaria Estadual de Agricultura, com apoio do Sindicato Rural do município sede, que deve cumprir uma série de exigências e adequações para receber o evento onde participam produtores de todo o país.
Segundo o vice-presidente do Sindicato Rural do município, Jair Meneses, a difícil decisão de não realizar o evento que já estava sendo anunciado para o país inteiro desde 2021, precisou ser tomada por conta dos riscos que a entidade tinha de endividamento.