O presidente da Federação Gaúcha de Futebol – FGF, Luciano Hocsman, entregou, o troféu do título honorífico do Gauchão de 1918 à diretoria do E.C. 14 de Julho. A entrega aos representantes do clube foi realizada em encontro na sede da Federação, na tarde da última segunda-feira (11).
Estiveram presentes na homenagem Manoel Severo e Luis Fernando Martins, representantes da empresa gestora do futebol do 14 de Julho, o apoiador Kamal Badra, o secretário-geral da FGF, Mauro Rocha, e o controller da FGF, Marcelo Ducati.
Segundo o Luís Fernando Martins, sócio da empresa gestora do futebol do clube, este troféu premia o trabalho realizado nestes 120 anos de Leão da Fronteira. Para ele, o troféu tem uma importância histórica em homenagear todas as pessoas que tornaram o 14 de Julho um patrimônio do futebol da Fronteira da Paz. “É uma alegria imensa para a torcida quatorzeana, que ao longo dos anos esteve junto ao clube”, comentou.
Luís Fernando complementou dizendo que o troféu serve de incentivo para o futuro do clube, que hoje é presidido pelo Jonnie Giorgetta e pelo diretor de futebol Adriano Trindade, tendo a sua empresa como gestora de futebol.
Para o diretor de futebol, Adriano Trindade (Dingo), este troféu de campeão gaúcho de 1918 representa o pioneirismo do Leão da Fronteira no futebol gaúcho. “São 120 anos de história, de muitas batalhas e vitórias. Esta homenagem representa o suor de todo quatorzeano”, destacou.
O Cruzeiro e o Brasil de Pelotas também receberam a homenagem. Isso porque, em 1918, seria realizado o primeiro Campeonato Gaúcho. Os três clubes disputariam um triangular final depois de saírem vencedores de suas respectivas fases regionalizadas. No entanto, uma epidemia de gripe espanhola atingiu o Estado do Rio Grande do Sul e levou ao cancelamento da competição antes de seu início.