Na manhã desta terça-feira (12), um tamanduá foi avistado caminhando em uma calçada próxima a Secretaria da Fazenda do munícipio. Em um vídeo que circula pelas redes sociais é possível ver o animal silvestre, que é nativo da região, se descolocando lentamente pela rua Manduca Rodrigues.
Segundo o ambientalista Hugo Saraiva, que foi contato por seguidores de suas redes sociais, o tamanduá não é um animal agressivo, provavelmente pode estar no pátio de alguma residência ou até mesmo em alguma praça. “Fui contato pela minha rede social por um seguidor, chamado Fernando, que gravou o vídeo. Ele pediu ajuda, e rapidamente repassei essa informação na minha rede. Acionei a Brigada Militar, o Pelotão Ambiental. E agora nós estamos fazendo um apelo para tentar encontrar esse animal, porque ele é um animal que não é agressivo e sim dócil. Ele ocorre aqui em Livramento. E nós queremos fazer o resgate de forma técnica para reintroduzir esse animal no seu ambiente natural”.
Hugo destaca ainda que a presença do tamanduá no meio urbano é algo incomum. “Sobre a presença dele aqui, o mais provável é que seja alguém que pegou esse animal na natureza e criava em cativeiro. Ou alguma captura criminosa para uma venda, porque é bem difícil esse animal entrar na zona urbana. Pois, ele tem hábito noturno, se afugenta fácil com barulho, com a presença humana. Então, a chance de ele ter vindo sozinho é mínima”.
Vídeo gravado por – Eduardo Guarche