Rivera sediará, neste domingo (9), um dos maiores eventos de artes marciais da região, o RXC Open. Liderados pelo multicampeão e ex-lutador do UFC Luis Eduardo Garagorri, da equipe CT Fronteira Fight, quatro atletas da fronteira irão subir no octógono a partir das 16h.
Os riverenses Emanuel López, de 18 anos e Erik Machado, de 15, além do santanense Denis Suárez, de 28 anos farão suas lutas no K1, uma modalidade que combina Kickboxing e Muay Thai, arte marcial originária da Tailândia. Já o campeão mundial de Jiu-Jitsu sem kimono, o santanense Daniel “The General” Pérez, de 31 anos, subirá no octógono para enfrentar o bageense Daniel Baiano, numa luta de MMA Profissional que promete ser uma das principais da noite.
A expectativa, como garante Denis, é a de colocar em prática os treinos diários realizados pela equipe no centro de treinamentos. “Treino Muay Thai há oito anos e de quatro anos pra cá passei a competir, me dedicando exclusivamente à luta. Pra quem quer viver do esporte, a dedicação precisa ser total, de domingo a domingo. Deixamos de lado algumas coisas comuns como sair com amigos e ter momentos de lazer. Convivo mais com meus companheiros de equipe do que com minha família”, confessa o lutador, que está invicto há quatro lutas, todas vencidas por nocaute. Para os jovens Emanuel e Erik. “Manu”, como é conhecido, possui larga experiência no Muay Thai, tendo começado aos 13 anos com os treinamentos. “Tenho seis lutas na minha carreira, agora, indo pra sétima, o objetivo continua sendo sempre a busca pelo nocaute”, garante o atleta da CT Fronteira Fight. Já Erik luta há apenas 1 ano, mas já estreou com vitória num embate de k1 na cidade de Tacuarembó. Agora Erik defenderá sua invencibilidade em sua terra natal.
Lutador profissional de MMA, Daniel “The General” Pérez iniciou nas artes marciais no judô, mas foi no Muay Thai que encontrou seu maior talento, como o próprio diz, a “trocação”. Faixa roxa de Jiu-Jitsu, Daniel sagrou-se campeão mundial de No Gi no início deste ano, modalidade da arte marcial que dispensa o uso de kimonos. O sentimento para a sua luta, que será uma das principais do evento, é de confiança e tranquilidade. “Treino para encarar qualquer um, a qualquer momento. Pra você ter uma ideia, até poucos dias atrás eu não tinha adversário, e o Daniel Baiano aceitou o desafio. Como estou treinando duro há dois anos sem parar, me sinto preparado pra qualquer desafio, garante o lutador de MMA. Daniel ainda faz questão de destacar o apoio de seus patrocinadores, a Academia MV Fitness e o Hotel Confort, no suporte à rotina de dedicação.
O evento, que promete ser um dos maiores da região norte do Uruguai, acontecerá a partir das 16h na sede do Clube Casa del Empleado, localizado na avenida Sarandi, em Rivera. A união e a determinação dos atletas da CT Fronteira Fight trazem a certeza de que a fronteira está bem representada no mundo das lutas e que novos títulos estão por vir para o esporte da região.