qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Número baixo de jovens entre 16 e 17 anos que tiraram título de eleitor preocupa Cartório Eleitoral

Tribunal Superior Eleitoral tem feito campanhas de incentivo para que jovens de 16 anos exerçam seu poder de votar
Chefe de Cartório Célia Luisa Arteche Escosteguy (Foto: Debora Castro/AP )

A campanha para que os jovens de 16 e 17 anos tirem o título e votem em outubro vem trazendo resultados positivos em Sant’Ana do Livramento, mesmo com o fato de esse ser o ano com o menor índice de títulos entre jovens dessa faixa etária desde a última eleição presidencial.
A Chefe de Cartório, Célia Luisa Arteche Escosteguy, vem externando sua preocupação com a baixa procura, mesmo ciente da não obrigatoriedade nesta idade. “Nosso município tem ao total 73.196 mil eleitores e destes, só 259 estão na faixa etária de 16 e 17 anos. Por isso estamos com essa campanha nacional, estimulando os jovens dessa idade que ainda não possuem o título a que procure o cartório eleitoral e faça seu primeiro título”, destacou Célia.
De acordo com os dados estatísticos, há 102 jovens do sexo masculino e 157 do sexo feminino, aptos a votar nessa eleição, até a presente data. Os adolescentes que irão completar 16 anos até a data do primeiro turno da eleição, que acontece no primeiro domingo de outubro, podem encaminhar seu pedido através do site. Tudo pode ser feito em casa, por meio da internet, no Portal do TSE. Basta acessar o Autoatendimento do Eleitor, clicar em “Atendimento ao Eleitor”, selecionar “Tirar o 1º Título Eleitoral” e seguir as instruções da página. “É um auto atendimento que o eleitor faz, não há necessidade de vir no cartório eleitoral. Caso haja necessidade de atendimento presencial é só agendar um horário para vir fazer no cartório”, explicou a chefe, ressaltando sobre a facilidade em encaminhar a documentação até o dia 4 de maio.
Outras dúvidas podem ser esclarecidas através do whatsapp do cartório (55) 99661-5791 ou pelo telefone 3242-2503.

TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão

Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados