qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Homens são detidos pelo crime de Maria da Penha ao mesmo tempo em Livramento

Ocorrências foram registradas na Morada da Colina e no Planalto, na tarde deste sábado (9)
Foto: Lucas Noro/AP

No fim da tarde deste sábado (9), duas ocorrências de Maria da Penha foram registradas simultaneamente nos bairros Morada da Colina e Planalto, em Sant’Ana do Livramento.

Em ambos os casos, guarnições da Brigada Militar foram acionadas após denúncia por meio do 190. Na Morada da Colina, a BM foi acionada após receber a denúncia de que um homem, que estaria apresentando sinais de embriaguez, estava ameaçando sua esposa com uma faca e que, segundo testemunhas, havia agredido fisicamente a vítima. Viaturas em policiamento na região do Armour deslocaram-se até o local, onde foi constatada a violência e o agressor recebeu voz de prisão.

No mesmo momento, no bairro Planalto, a segunda vítima teria pedido socorro a um vizinho, após relatar ter sido agredida por seu marido. Ele acionou o 190 da BM, que prontamente se dirigiu até o local, também constatando a agressão e atendendo a vontade da vítima em registrar uma ocorrência. Ao agressor, também lhe foi dada ordem de prisão.

Ambos os detidos chegaram juntos ao Pronto Atendimento Municipal (PAM) da Santa Casa de Misericórdia sob custódia da Brigada Militar para que fossem feitos os exames de praxe, antes de serem conduzidos à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). Viaturas em apoio acompanharam as vítimas para a realização de exames e, posteriormente, registrarem as ocorrências na DPPA.

Em caso de violência doméstica, é possível realizar ligações ao disque-denúncia (180) e à Brigada Militar (190). Às vítimas, é garantido o anonimato e o apoio na condução de partes e registros das ocorrências.

TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão

Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados