🔴 Os mercados futuros em baixa às 6h00 em Brasília: S&P500 -0.39%, Dow Jones -0.32%, Nasdaq -0.61% e Europa -0.93% (STOXX 600).
‼️ NOVAS SANÇÕES: A UE e os EUA estão se preparando para impor novas sanções à Rússia depois que surgiram evidências de crimes de guerra cometidos por forças russas na cidade ucraniana de Bucha, onde centenas de corpos de civis foram encontrados nas ruas e em valas comuns
‼️ SEM CARVÃO: As sanções da UE incluirão a proibição das importações de carvão russo (que valem US$ 4 bilhões por ano), disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. A medida é significativa para a UE, que importou da Rússia quase 20% do carvão que consumiu em 2020.
‼️ AINDA NÃO BASTA: Alguns ainda dizem que essa sanção não é suficiente, pois a UE continua comprando petróleo e gás da Rússia, fornecendo bilhões de dólares semanalmente.
‼️ A GUERRA CONTINUA: os combates e os ataques aéreos russos continuam na cidade sitiada de Mariupol, no leste, onde as agências de ajuda humanitária dizem que a crise humanitária está piorando, já que os moradores não têm acesso a água, energia, aquecimento ou comunicação.
🔴 JUROS EM ALTA 🇺🇸: os investidores aguardam as últimas informações sobre o programa de redução de estímulos do Banco Central Americano. As atas da reunião de terça-feira do Fed estão programadas para serem divulgadas na tarde de hoje.
🔴 + JUROS & MERCADO 🇺🇸: o mercado caiu na terça-feira, quando a diretora do Fed, Lael Brainard, indicou apoio a taxas de juros mais altas e disse que uma rápida redução do programa de estímulos do Banco Central pode começar em maio.
🔴 O FANTASMA DA INFLAÇÃO 🇺🇸: A presidente do Fed de São Francisco, Mary Daly, disse à Native American Finance Officers Association que a inflação e alta em 40 anos é “tão prejudicial quanto não ter um emprego” e garantiu ao grupo que o Fed está pronto para agir
🔴 PETRÓLEO: Os futuros do petróleo estavam operando com sinais mistos. A preocupação é com novos bloqueios na Rússia. *Por outro lado, há uma demanda mais fraca, após um aumento nos estoques de petróleo dos EUA e o lockdown prolongado de Xangai.* Os contratos futuros de petróleo Brent subiam 11 centavos, ou 0,1%, a US$ 106,75 por barril, às 0339 GMT.