A Prefeitura de Sant’Ana do Livramento apresentou, nesta terça-feira (05), uma proposta de reajuste de 10,06% no salário dos servidores públicos municipais. A reunião, que aconteceu no palácio Moysés Vianna, foi conduzida pelo vice-prefeito Evandro Gutebier (Republicanos) e pelo secretário de Administração Matheus Medina.
A proposta feita pela Prefeitura incluía todos os servidores, inclusive os professores. “Eles estavam vinculando os professores ao quadro geral do funcionalismo, aí nós pedimos para desvincular do quadro geral do funcionalismo. Para o restante do funcionalismo, o reajuste é aceito, mas para os professores não”, explicou o presidente do Sindicato José Silva.
A proposta estabelecida não atende 1/3 do índice de reajuste dos professores, considerando a portaria que estabelece o novo valor do Piso Salarial Profissional Nacional para os Profissionais do Magistério Público da Educação Básica assinada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), que oferta o reajuste de 33,34%.
Segundo o Sindicato, na próxima sexta-feira (08), haverá uma assembleia para explanar a proposta para a categoria que “está muito longe do piso”. O presidente do Sindicato solicitou à prefeitura que seja oficializada a proposta por escrito amanhã.
Logo após a reunião, o vice-prefeito afirmou que o problema do município é que o limite prudencial, responsável por estabelecer o gasto de despesa com pessoal, já está extrapolado. “Estamos esperando um cálculo para ser bem taxativo nos números. Ainda não conseguimos chegar em um denominador comum quanto ao aumento dos professores”, afirmou Evandro.