Na tarde desta terça-feira (5), o Corpo de Bombeiros fez um alerta à população santanense sobre um curso de bombeiro aprendiz legal, que circula nas redes sociais, destinado à crianças e adolescentes de quatro a 15 anos de idade.
De acordo com a descrição do curso, trata-se de um processo seletivo, onde os alunos selecionados receberão um auxílio de R$ 2 mil para formação educacional no projeto.
Segundo o comandante do 10° Batalhão de Bombeiro Militar (BBM), Major Moreno, a instituição não possui nenhum vínculo com a empresa que está oferecendo o curso. “Gostaria de comentar que tem um curso de Bombeiro Civil Aprendiz que está aqui na região de Sant’Ana do Livramento e assim como em outros municípios da região da fronteira oeste. Por isso, gostaríamos de deixar bem claro, pois causa muitas dúvidas nas pessoas, porque as pessoas ouvem falar de Bombeiro e imediatamente acabam fazendo a relação com o Corpo de Bombeiros Militar, instituição que representamos”, alertou o comandante.
Major Moreno destacou que há outros projetos coordenados pelo corpo de bombeiros destinados à formação de crianças e adolescentes e que nenhuma dessas iniciativas presumem pagamento de inscrição, tampouco remuneração aos alunos. “Queremos deixar claro que não temos nada a ver com isso, nós não damos esse tipo de curso e não cobramos qualquer quantia quando vem a acontecer. Os projetos institucionais que nós temos são três: Bombeiro Mirim, Guarda vidas mirim e o Bombeiro na escola, que é o único projeto que nós temos neste momento que está sendo executado”, comentou. Ele afirma ainda que projetos como esses são algumas das prioridades do efetivo, buscando aproximar o trabalho dos bombeiros à comunidade.
Por fim, o comandante do 10° BBM orienta sobre a importância de se pesquisar informações seguras sobre a origem das empresas e as propostas de cursos oferecidos, a fim de evitar que possíveis interessados possam ser vítimas de golpes. “O projeto bombeiro na escola é a visita da corporação nas escolas, para dar palestras dos mais diversos fins, em relação a prevenção no geral, que não tem custo algum, pois é tratado diretamente com a secretaria municipal e estadual de educação. Esse curso de bombeiro civil aprendiz, que vemos anunciando em algumas redes sociais, diz que desconto e um auxílio de R$2 mil, tem também uma foto da prefeitura e queremos deixar bem claro que não temos nada a ver com isso. Se vocês esta matriculando seu filho neste curso nós não temos nada a ver com isso. Tivemos a liberdade de fazer contato com a prefeitura, pois na foto está a fachada da prefeitura e eles informaram que não tem nada a ver com isso, então o curso que está sendo oferecido, que tem um suposto auxilio em dinheiro é um curso privado de responsabilidade de seus idealizadores. Mas deixamos claro que há empresas idôneas e não idôneas. Houve casos de empresas que aplicaram golpes na praça. Sugerimos que investigue o CNPJ e se há alguma ação contra a empresa, para poder matricular seu filho numa empresa idônea”, finalizou.