Na tarde deste sábado (02), o Grêmio sagrou-se pentacampeão consecutivo do campeonato gaúcho de futebol. Após vencer o Ypiranga pelo placar de 2×1, o tricolor levou para casa o 41º troféu da competição estadual.
O Grêmio inicou a partida em Porto Alegre com a vantagem conquistada em Erechim. O placar de 1×0 no primeiro embate das finais garantiu pequena vantagem ao time comandado por Roger Machado, que optou por uma escalação conservadora, preservando uma marcação incisiva, especialmente no primeiro tempo. O Ypiranga, por sua vez, levou à campo um time ofensivo, característica que marcou o canarinho ao longo da competição.
Aos 45 minutos do primeiro tempo, Bruno Alves abriu o placar para o imortal, que foi para o intervalo com a segurança que a vantagem de dois gols era confortável para a última etapa. No segundo tempo, com o time mais solto, o Grêmio marcou o segundo com o lateral Rodrigues, aos 32 minutos da etapa final. Instantes depois, o Ypiranga descontou com Erick, após cruzamento de Gedeílson.
Agora com a taça gaúcha em mãos, o Grêmio se prepara para o restante da temporada. No próximo sábado (9), o tricolor visita a Ponte Preta às 16h30, válido pela primeira rodada da série B do campeonato brasileiro. O Ypiranga, por sua vez, recebe a Aparecidense na cidade de Erechim, no mesmo dia, às 11h, pela abertura da terceira divisão nacional.