🟢 Os mercados futuros em alta às 7h00 em Brasília: S&P500 +0.34%, Dow Jones +0.50%, Nasdaq +0.50% e Europa +0.64% (STOXX 600).
⚠️ CONVERSAS ENTRE RÚSSIA & UCRÂNIA: As conversas entre a Rússia e a Ucrânia devem continuar hoje, enquanto os combates seguem em solo ucraniano. A gigante estatal russa de energia Gazprom disse que continua a fornecer gás natural à Europa, informou a Reuters.
⚠️ PAGAMENTO EM RUBLOS: Vladimir Putin determinou que o gás russo seja pago em rublos – uma exigência que foi rejeitada pelos governos europeus, que parecem ter encontrado uma solução alternativa.
TRIMESTRE DE PERDAS: O Dow e o S&P 500 caíram 4,6% e 4,9%, respectivamente, durante o período, e o Nasdaq caiu mais de 9%.
‼️ FIQUE DE OLHO: uma forte recuperação dos empregos nos EUA (os números serão conhecidos hoje) pode dar mais confiança ao Fed para manter seu plano agressivo de aumento de juros em vigor este ano para acalmar a inflação sem desacelerar demais a economia.
🟢 CRIAÇÃO DE EMPREGO 🇺🇸: Economistas esperam que cerca de 490 mil empregos tenham sido criados em março, de acordo com a estimativa de consenso da Dow Jones, após uma adição de 678 mil vagas em fevereiro. A taxa de desemprego deve cair de 3,8% para 3,7%, segundo a Dow Jones.
🟢 PETRÓLEO: Os preços da energia caíram na quinta-feira depois que a Casa Branca disse que liberará uma quantidade sem precedentes de petróleo da Reserva Estratégica. Até 1 milhão de barris de petróleo por dia serão liberados nos próximos seis meses.
🔴 LOCKDOWN NA CHINA: Reuters – O centro comercial da China em Xangai fechou nesta sexta-feira depois que o governo colocou em casa a maioria dos 26 milhões de habitantes da cidade para impedir a propagação da Covid-19. *Novas orientações oficiais indicaram que muitos na cidade mais populosa da China agora serão obrigados a ficar em casa o tempo necessário para controlar o surto – instruídos a não cruzar suas portas nem para descartar lixo ou passear com seus cães.
Bolsas em alta nesta sexta-feira. O EuroStoxx sobe 0,5%, mesmo crescimento dos futuros do S&P e do Nasdaq. Na Ásia, as bolsas fecharam mistas, com o Nikkei caindo 0,6% e o Hang Seng avançando 0,2%. O VIX cai 0,2 ponto para 20,4 pontos. Nas moedas, o DXY sobe 0,2% para em 98,5. As moedas de emergentes operam em leve alta contra o dólar. Nas commodities, o preço do petróleo sobe 0,6% a USD 105,3/bbl, os futuros curtos do minério de ferro avançam 0,6% para 160,6 dólares por tonelada e os grãos operam em queda, com exceção ao trigo. As treasuries sobem entre 6 e 7 bps nos principais vértices.
Na China, Xangai se junta a outras grandes cidades e amplia sua política de lockdown após recorde de casos de Covid. Já há indícios de impactos sobre a economia chinesa, com o PMI Caixin de manufatura desacelerando para o menor patamar desde o início de 2020, em território contracionista (ver agenda).
O presidente americano, Joe Biden, anunciou a liberação de até 180 milhões de barris de petróleo das reservas do governo, tendo em vista reduzir o preço dos combustíveis no país. A princípio, serão 1 milhão de barris/dia por 6 meses a partir de maio. Já a Opep decidiu aumentar a produção coletiva de petróleo em apenas 432k barris/dia. Nesta manhã, os preços do Brent e do WTI operam em alta.
No Brasil, o presidente Bolsonaro decidiu manter por mais 30 dias a redução do IPI em 25%, após a expectativa de que o governo anunciaria ontem corte adicional para 33%. Além disso, para cumprir a LRF e bancar o Refis dos pequenos negócios, a expectativa é que a equipe econômica anuncie aumento da CSLL dos bancos de 20% para 25% (https://bit.ly/37aRYAQ).
Agenda BCB: Fernanda Guardado tem agenda para discutir conjuntura econômica com instituições financeiras às 15:00 e às 16:00 (ambas fechadas à imprensa). Bruno Serra discute conjuntura econômica com o mercado em reuniões fechadas às 11:00, 14:00 e 15:00.
Agenda: Na China, o PMI Caixin de manufatura caiu para 48,1 pontos em março (exp. 49,9). Na Alemanha, o PMI preliminar de manufatura caiu para 56,9 pontos (exp. 57,6). Na Zona do Euro, o indicador caiu para 56,5 pontos (exp. 57,0); na região, o CPI preliminar de março avançou 2,5% m/m (exp. 1,8%), com núcleos acelerando para 3,0% a/a (exp. 3,1%). Nos EUA, teremos a divulgação dos dados de mercado de trabalho de março, para os quais o mercado espera 490k vagas para o Payroll e taxa de desemprego em 3,7%. Às 10:45, teremos o PMI de manufatura preliminar de março (exp. 58,5) e às 11:00 o índice ISM de manufatura (exp. 59,0). No Brasil, o IBGE divulga a produção industrial de fevereiro, para qual o mercado espera crescimento de 0,5% m/m e a XP, 0,6%. Às 15:00, a Secex divulga a balança comercial de março (exp. USD 9,5 bi).
Frase do dia na Bloomberg: “True originality consists not in a new manner but in a new vision.” — Edith Wharton
Bons negócios!
XP Macro Strategy