qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Morning Xpress

Foto: Cedida

🟡Os mercados futuros em baixa às 5h30 em Brasília: S&P500 -0.35%, Dow Jones -0.31%, Nasdaq -0.46% e Europa -0.90% (STOXX 600).

🟢 POSSÍVEL ACORDO DE PAZ ⁉️ A esperança de um acordo aumentou na terça-feira, após negociações entre autoridades russas e ucranianas na Turquia. O vice-ministro da Defesa da Rússia disse que Moscou decidiu reduzir “drasticamente” sua atividade militar perto da capital da Ucrânia.

⚠️ DÚVIDAS NO AR: os militares russos começaram a mover algumas de suas tropas na Ucrânia para longe de áreas ao redor de Kiev e se posicionar em outros lugares no país. O secretário de imprensa do Pentágono, John Kirby, alertou, no entando, que esses movimentos de tropas não equivalem a uma retirada.

⚠️ MUDANDO A ESTRATÉGIA: “Até recentemente, avaliávamos que o plano deles era ocupar e anexar a Ucrânia usando abordagens ao longo de três linhas de ataque”, disse Kirby a repórteres no Pentágono. “Agora, achamos que eles vão priorizar o leste” da Ucrânia.

🛢 PETROBRAS NÃO DEVE MUDAR POLÍTICA DE PREÇOS: a equipe econômica do governo não espera mudanças na política de preços dos combustíveis com a entrada do novo presidente da estatal, Adriano Pires. Segundo o Valor Econômico, a expectativa é que o novo presidente procurará livrar a Petrobras de responsabilidades sobre a alta dos preços no mercado interno e vai propor soluções que passam pelos cofres públicos.

🛢 AÇÕES DA PETROBRAS SOBEM: O mercado também não viu perspectiva de grandes mudanças na estatal. Ontem, as ações da petrolífera fecharam em alta de 1,23% (ON) e 2,22% (PN).

*Morning XPress*

Bolsas em queda nesta quarta-feira. O EuroStoxx recua 0,8%, os futuros do S&P 500 e do Nasdaq100 caem 0,3% e 0,4%, respectivamente. As bolsas na Ásia fecharam mistas com o Nikkei recuando 0,8% e o Hang Seng avançando 1,4%. O VIX sobe 0,7 ponto para 19,6. Nas moedas, o DXY avança recua 0,6% a 97,9. As moedas de emergentes operam positivas contra o dólar. Nas commodities, o preço do petróleo avança 1,8% para USD 112,2/bbl, os futuros curtos do minério de ferro sobem 3,4% para 159,9 dólares por tonelada e os grãos avançam. As Treasuries curtas fecham 4 bps enquanto as longas abrem 2 bps.

O mercado internacional opera no negativo e as commodities energéticas sobem com a OTAN e seus aliados céticos sobre a desescalada militar russa na Ucrânia. As notícias recentes mostram que os arredores de Kiev ainda estão sob ataque.

Enquanto isso, nos EUA, a curva de juros americana chegou a inverter ontem, com o vencimento de 10 e 2 anos negociando com a mesma taxa (2,39%). Hoje a mais curta cai, e a diferença entre os dois vencimentos é de 8 bps.

No Brasil, a pauta continua sendo as implicações do petróleo mais alto. Embora o mercado acredite que o novo presidente da Petrobrás irá apoiar a politica de preços atual, a proximidade de Pires com o Congresso pode abrir caminho para criação de algum mecanismo caso o petróleo volte a subir (https://bit.ly/3tPTdOz). Enquanto isso, o ex-presidente Lula defende o fim da paridade de preços internacionais e a volta de investimentos da Petrobrás em refino (http://glo.bo/3825s20).

*Agenda BCB: Às 12:00, RCN e Fernanda Guardado participam de reunião do BIS (fechado à imprensa).

Agenda: No Japão, as vendas no varejo de fevereiro vieram abaixo das expectativas (-0,8% vs -0,3% m/m). Na Alemanha, as prévias do CPI de março serão divulgadas às 9:00 (exp. 1,6% m/m). Na Zona do Euro, a confiança do consumidor na economia de março veio levemente acima das expectativas (108,5 vs 108,0).

No Brasil, o IGP-M de março será divulgado às 8:00 (exp. 1,47% m/m). Nos EUA, o número final do PIB do quarto trimestre será divulgado às 9:30 (prévia foi 7,0% q/q), às 9:15, teremos o ADP Employment Change de março (exp. 450k).

Frase do dia na Bloomberg: “You’ll never find a rainbow if you’re looking down.”- Charlie Chaplin.

TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão

Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados