qua, 22 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 18 e 19.01.25

Vereador vota contra urgência para compra de equipamento de hemodiálise

Enrique Civeira (PDT) foi o único contrário à agilidade para a aquisição de novos equipamentos

O vereador Enrique Civeira (PDT) foi o único parlamentar contrário à urgência do projeto de lei 74/2022, que visa a compra de equipamentos de hemodiálise para a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento. O fato aconteceu na manhã desta segunda-feira (28). Os equipamentos são utilizados para os pacientes com doenças renais crônicas.

Na justificativa do projeto, o executivo argumenta que quer qualificar o atendimento aos usuários do SUS em Livramento e região, já que o município está situado em local estratégico para atender pacientes de outas cidades. “É um valor para aquisição das máquinas de hemodiálise da Santa Casa e por isso entendo a urgência”, explicou o líder do governo, Maurício Galo del Fabro (Progressistas) durante a sessão.

Na sequência, o vereador Enrique Civeira fez um questionamento e disparou: “eu não vou votar na urgência para analisar o projeto. […] eu entendo que o governo tem pressa, mas nós não podemos votar em caráter de urgência por ser saúde, por ser educação. […] é melhor levar uma semana a mais para analisar e adquirir do que lá na frente o município ser penalizado”, afirmou.