A produção de vinho de um francês chamou a atenção de duas jornalistas francesas que estão residindo no Brasil desde 2018. Fanny Lothaire e Perrine Juan, fazem coberturas e reportagens para os canais France2, France24 e TV5 Monde desde que vieram morar no Rio de Janeiro. A história de Gaspar Desurmont, que vive na região da Vigia em sua pequena propriedade autossustentável, produzindo vinho, queijos e presuntos, trouxe as duas francesas para Sant’Ana do Livramento.
Para Fanny, a paixão pelo Brasil a fez ficar mais tempo por aqui, contando histórias de franceses que aqui fizeram sua morada. A propriedade de Gaspar é a mistura perfeita de Brasil e França, segundo a jornalista. “Primeira vez na minha vida que vejo isso, num lugar só. Aqui parece muito a minha terra de infância, o País Basco. As árvores, as ovelhas, o vinho, é tudo da minha terra, só que no Brasil. E esse casamento perfeito é o Gaspar que está fazendo há alguns anos com a sua esposa. Aqui a gente pode beber vinho, comer queijo, presunto, coisas da França, só que cem por cento gaúcho”, relatou Fanny, enfatizando sua paixão pelo local e pela história de Gaspar.
Perrine Juan, responsável por encontrar o francês que vive na fronteira, reforçou que a história de Gaspar era merecia destaque nos canais franceses. “Quando eu achei o Gaspar, achei que era a história perfeita para contar para o nosso canal, a maneira dele fazer vinho aqui é realmente incrível, com esse jeito gaúcho e também com o jeito francês de fazer vinho”, destacou Perrine.
Conforme Gaspar, que veio morar no Brasil no ano de 2013 em busca de um projeto de vida em torno da vitivinicultura e da pequena propriedade autossustentável, o desafio tem sido grande, mas tem dado resultado. “Quando cheguei aqui, só havia cinco plátanos e uma tapera e hoje tem o vinhedo, as oliveiras, um rebanho de ovelha de leite. Estamos realizando um sonho aqui, um desejo de produzir produtos de qualidade, de maneira honesta e autêntica”, enfatizou Gaspar, que pretende construir uma vinícola na região da Vigia, com seu vinho e de outros pequenos produtores locais. Além dos vinhos, o francês também é responsável, juntamente com sua esposa, Graciela, pela produção de queijo de ovelhas e pelo resgate de uma raça de porcos pouco conhecida, denominada Moura, que produzem presunto.
Perrine e Fanny, retornaram ao Rio de Janeiro na noite de sexta-feira, mas pretendem voltar à fronteira assim que possível para dar mais destaque à produção de vinhos de Gaspar.


Aplateia Digital | 19 e 20.04.25
SÁBADO E DOMINGO 19 E 20 ABRIL