O vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas) se manifestou, esta semana, favorável a opcionalidade do uso da máscara em ambientes fechados em Sant’Ana do Livramento, ou seja, só usa quem deseja, não sendo mais uma obrigatoriedade, como é atualmente.
Galo disse que está se baseando no decreto de Porto Alegre, emitido pelo prefeito Sebastião Melo (MDB) que concedeu a opcionalidade do uso do acessório em ambientes fechados na capital. “Bem mais avançado que o nosso, no sentido de que já não é mais o uso obrigatório em ambientes fechados. Eu sou totalmente a favor, sempre fui, não vai ser agora que será diferente”, disse e complementou: “claro que de maneira opcional, aquela pessoa que quiser usar que continue usando”.
O progressista disse que não propôs nada sobre o tema na Câmara porque não é de competência parlamentar. “Não cabe projeto, nem anteprojeto, porque seria uma demagogia, até porque existem as etapas que são superiores à nossa, que é a do Estado do Rio Grande do Sul”.
Del Fabro disse esperar que Livramento, em breve, determine que seja o uso opcional em ambiente fechado. Segundo o secretário de Administração, Matheus Medina, a Prefeitura está estudando o tema, “mas não para este momento”.