A Brigada Militar realizou, nesta sexta-feira (25), a Operação “Marias” com foco em reforçar o combate aos descumprimentos de Medidas Protetivas de Urgência (MPU) e ao feminicídio.
Durante o dia, as ações foram intensificadas, priorizando visitas às vítimas de violência, que tenham registrado descumprimento de MPU, bem como às mulheres em situação de vulnerabilidade atendidas pela Patrulha.
A “Operação Marias” tem por objetivo fortalecer as ações de proteção à mulher, orientando e encaminhando mulheres e seus familiares às formas disponíveis de amparo e proteção, em caso de violência doméstica.
De acordo com o Comando Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Oeste (CRPO-FO), a finalidade da ação é reduzir os indicadores de feminicídio e de outros crimes relacionados à violência doméstica e familiar contra a mulher no Estado do Rio Grande do Sul.
Atualmente, a Patrulha Maria da Penha atende 140 mulheres no município, realizando duas visitas mensais, totalizando 280 atendimentos nesses últimos meses. Além das visitações, a PMP trabalha em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e com o Centro de Referência da Mulher, encaminhando mulheres em situação de vulnerabilidade financeira e social para recebimento de cestas básicas e demais atendimentos da rede.
Debora Castro