índices futuros dos EUA e bolsas europeias operam estáveis com Ucrânia e política monetária em foco
Os índices futuros americanos e as bolsas da Europa operam perto da estabilidade na manhã desta sexta-feira (25), com investidores monitorando a guerra na Ucrânia e avaliando as perspectivas para a política monetária global.
Na quinta-feira houve uma série de reuniões de alto nível entre líderes mundiais e organismos internacionais. A Otan comprometeu tropas extras ao longo de seu flanco leste, o Reino Unido e os EUA lançaram mais sanções contra as elites e autoridades russas, e os EUA anunciaram mais bilhões em ajuda os ucranianos.
O presidente dos EUA também disse em uma cúpula da Otan em Bruxelas ontem (24) que os EUA responderiam se a Rússia usasse armas químicas na Ucrânia.
Isso ocorre enquanto os mercados enfrentam outra semana agitada, com um pivô agressivo do Federal Reserve (Fed) alimentando as apostas de que a política monetária será apertada agressivamente em uma tentativa de conter a alta da inflação.
Já os mercados asiáticos fecharam mistos nesta sexta-feira, com as ações chinesas caindo acentuadamente e o índice Hang Seng de Hong Kong caindo mais de 2%.
No front econômico, os investidores americanos receberão uma nova leitura do sentimento do consumidor a partir de março, bem como dados pendentes de vendas de casas de fevereiro.
Por aqui, sai a prévia do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-15), referente ao mês de março, às 9h. O consenso de mercado aponta para alta mensal de 0,87%.
Já a safra de balanços segue firme com a divulgação dos resultados do quarto trimestre da Ser Educacional, antes da abertura dos mercados.