sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Professores, pais e vereadores denunciam falta de transporte ao MP

Coordenadora diz que a previsão é de que nesta semana saia a ordem de início para as empresas contratadas começar
(Foto: Rodrigo Evaldt/AP)

Na manhã desta segunda-feira (21), uma comitiva formada por pais, alunos, professores e vereadores de Sant’Ana do Livramento protocolou no Ministério Público Estadual (MPE) uma denúncia devido à falta de transporte escolar rural no município, o que impossibilita a chegada dos alunos até a escola.

Junto à comunidade escolar, estão o presidente da Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento, Aquiles Pires (PT), e a vereadora Eva Coelho (PDT), que compõe a Comissão de Educação do Legislativo Municipal. Também acompanharam a reunião com o MP o deputado estadual, Jeferson Fernandes (PT), a assessoria do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) e o deputado federal, Dionilso Marcon (PT).

Segundo informações, comitivas de outras cidades do estado também se deslocaram até a capital para exigir solução para o transporte escolar e solicitar o apoio do MPE. Após o protocolo da denúncia, os pais, alunos, professores e vereadores continuam em Porto Alegre cumprindo agendas na Secretaria Estadual de Educação e na Assembleia Legislativa.

De acordo com a coordenadora da 19ª Coordenadoria Regional da Educação, Ana Alice Campagnaro, o processo do transporte escolar rural ainda está em tramitação. “Na fase final, previsão de que nesta semana saia a ordem de início para as empresas contratadas começar”, afirmou.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os