Esta semana, o gabinete do vereador Duda Amaral, na Câmara Municipal, proporcionou um bom debate sobre projetos para o desenvolvimento do município. O encontro reuniu a servidora pública Ecila Troian, o vice-presidente da Associação e Sindicato Rural e presidente da Associação de Ovinocultores, Jair Menezes, e a economista santanense Bibiana Bravo. Na pauta, informações sobre mudanças no SISPREM, a valorização da ovinocultura e do setor produtivo como um todo e também o projeto elaborado por Bibiana, com base nas percepções da especialista nas dificuldades da relação cotidiana da sociedade com o dinheiro. Ela já apresentou o documento inclusive à secretária de Educação, Elis Duarte, e, durante a conversa no gabinete do vereador Duda Amaral, defendeu a ideia de que o projeto venha a ser implantado no currículo escolar da rede municipal como maneira de ajudar a preparar os futuros cidadãos para uma administração mais consciente de seu dinheiro. Duda Amaral apresentou à economista o projeto no qual já vinha trabalhando, que também propõe a implantação da educação financeira nas escolas da rede municipal. Ele garantiu total apoio à ideia.
Obras em andamento
Apesar de toda a repercussão e as reações causadas pelo impacto das instalações precárias da nova rodoviária de Livramento, localizada na rua Daltro Filho, próximo ao trevo do Porto Seco, a administração do serviço anunciou que continuará trabalhando para cumprir os critérios estabelecidos no edital de licitação. Na quinta-feira a empresa já deu início às obras de adequação no espaço provisório utilizado a partir de terça-feira, dia 15.
A falta de acessibilidade nos banheiros, que foi uma das primeiras reclamações apontadas na estrutura provisória, está sendo resolvida com a construção de um novo banheiro, com espaço e estrutura para uso de pessoas com limitações físicas. Paralelamente, também serão construídas rampas para a circulação de cadeirantes e, nos próximos dias, a construção de uma cobertura na área externa destinada a estacionamento dos ônibus e embarque/desembarque de passageiros.
A empresa trabalha amparada pelos protocolos de encaminhamento das licenças e alvarás correspondentes, enquanto autoridades e lideranças setoriais de Livramento tentam encontrar um local alternativo para funcionamento da rodoviária ou até mesmo para que a concessionária seja, simplesmente, proibída de operar no atual local. Como bem alertou nas redes sociais a jornalista santanense Lorena Schuchmann, talvez o esclarecimento – e as medidas – definitivas precisem ser adotadas pelo órgão efetivamente responsável. No caso, o DAER.
Máscaras
Depois de liberar, no início da semana, o uso facultativo de máscara em áreas abertas, em Livramento, a Prefeitura poderá flexibilizar também o funcionamento de clubes e eventos ao vivo.
Transporte
Os vereadores Lídio Mendes, Maria Helena e Cleber Custódio entregaram à assessoria do deputado federal Maurício Dziedricki, na quarta-feira, moção de apoio ao projeto que autoriza o transporte de professores em veículos do transporte escolar na zona rural.
Pré-candidato
Começam a ser ventilados novos nomes para a disputa de vagas na Assembleia Legislativa gaúcha. Esta semana, o vereador Gilbert Gisler, o Xepa, admitiu aceitar convite para a disputa.
Reconhecimento
Nestes dias de relações sociais e políticas tumultuadas, a secretária da Fazenda, Gisela Alvarez, teve momentos de emoção e, sobretudo, gratificação. Recebeu dia 14, em solenidade festiva no Solar Dom Pedro, no Armour, comemorativa do Dia Internacional da Mulher, o prêmio “Mujer Inspira 2022”, junto com outras mulheres que se destacam em suas áreas de atividade em Livramento e Rivera. Em texto emocionado em sua rede social, a Secretária agradeceu à família e amigos pela base e, muito especialmente, à prefeita Ana Tarouco e a sua equipe na Secretaria da Fazenda pela confiança e apoio nesta sua trajetória na área pública.
Em dia
A Prefeitura Municipal repassou integralmente à Câmara de Vereadores, nesta sexta-feira, 18, a importância de R$ 1.480.246,99, correspondente ao duodécimo do mês de março e as diferenças dos repasses de janeiro e fevereiro, quando os repasses foram em valor inferior ao estabelecido pelo orçamento de 2022. O Executivo ainda tenta na Justiça anular a votação da Câmara que derrubou o veto à emenda que aumentou em R$ 2,4 milhões a cota do Legislativo no Orçamento de 2022.