Na madruga desta sexta-feira (18), a Polícia Rodoviária Federal prendeu dois homens, em Santana do Livramento, transportando 70 aves silvestres em gaiolas, dentro do porta-malas de um veículo que seguia da fronteira para Santa Catarina. Um dos envolvidos na ocorrência já havia sido flagrado outras quatro vezes no mesmo tipo de ocorrência.
Durante operação de combate ao crime, os Policiais Rodoviários Federais abordaram, na BR 158, saindo da cidade fronteiriça, um Versa onde estavam um catarinense e um paranaense, ambos de 37 anos. Ao revistarem o porta-malas do carro foram encontradas 70 aves da espécie Pintassilgo Português (também conhecida como Pinta-Cardeira).
Aos policiais, os responsáveis disseram que pretendiam levar as aves para serem vendidas em Santa Catarina. Um deles já havia sido flagrado quatro vezes no mesmo crime. O outro fora flagrado três vezes.
Os animais eram transportados em péssimas condições, aglomerados dentro de um bagageiro sem ventilação e iluminação. Durante a retirada das gaiolas, os policiais constataram que uma das aves havia falecido em decorrência dos maus-tratos.
O comércio de aves silvestres é controlado, devendo o comprador verificar se o criador possui registro no IBAMA e se o animais possuem anilhas.
Os dois envolvidos vão responder por vender espécimes da fauna silvestre sem autorização. Os animais foram entregues aos cuidados da patrulha ambiental da Brigada Militar.