A rizartrose é a artrose do polegar com o punho (metacarpo/trapézio). Não existe uma causa específica para o seu surgimento, mas parece estar ligado a fatores genéticos e ao desgaste natural. Basicamente, três são as possíveis causas desta patologia: inflamatória, traumática e idiopática.
Assim como em outros tipos de artrose, os sintomas desta doença variam conforme o grau de gravidade. No início, o paciente tem a sensação de falta de lubrificação das juntas, as quais ficam mais travadas e inchadas. Depois disso, dores intensas na base do polegar que pioram com o frio e com a execução de certos movimentos podem estar presentes. Muitos pacientes apresentam dificuldades para escrever e realizar movimentos finos, como usar uma tesoura, o mouse, tocar instrumentos, abrir uma fechadura ou a tampa de um frasco. Nessa fase, no entanto, eles conseguem se adaptar às restrições e toleram bem os sintomas.
Em quadros mais graves, a dor torna-se extrema e surge até mesmo em repouso, sem forçar os dedos, o que provoca limitação da mobilidade, fraqueza e deformidades no polegar, com alargamento visível da sua base. O diagnóstico é clínico, após o exame físico bem realizado. O Raio X às vezes pode ser necessário para confirmar o diagnóstico, no qual veremos o desgaste articular. O tratamento pode variar de medicações, fisioterapia, tala para imobilização e até cirurgia! Em caso de dúvidas, ligue e agende sua consulta com o Dr. Danilo Soares, Médico Ortopedista e Traumatologista: (55) 3242-3856 ou (55) 99700-4787.
Endereço: General Câmara, nº 1277
Telefone: (55) 3242-3856
WhatsApp: (55) 99700-4787.
Facebook Dr. Danilo Soares
Instagram: dr.danilosoares