Iniciou, nesta terça-feira (15), uma série de agendas com os representantes do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular entre Espanha e Portugal, em Sant’Ana do Livramento. Os técnicos estão no município para o lançamento oficial do projeto de desenvolvimento sustentável da Fronteira da Paz, que ocorreu nessa manhã.
O evento de lançamento oficial foi aberto pela prefeita Ana Tarouco (DEM), que deu as boas-vindas à comitiva vinda de Portugal, Espanha, Argentina e Uruguai. Serão três dias de agendas no Brasil e no Uruguai que contam com a presença do secretário geral do Eixo, Xoan Vazquez; acompanhado de outros membros administrativos da equipe.
Ana destacou a importância do projeto para Sant’Ana do Livramento e Rivera e parabenizou o envolvimento dos técnicos da Prefeitura. “Livramento é um celeiro de boas ideias e práticas e tudo isso nós precisamos explorar. Esse projeto é uma bandeira de abertura que dá para fazer”, afirmou.
Ao longo dos três dias, haverá uma série de reuniões de trabalho para o alinhamento dos próximos passos do projeto; inclusive, terá um momento de conversação com os vereadores santanenses no sentido de detalhar melhor o que o projeto fará na cidade.
O secretário Geral do Eixo Atlântico Noroeste Peninsular, Xoan Vazquez Mao, destacou as características da Fronteira da Paz, que foram fundamentais para a escolha para o desenvolvimento do projeto. “Vimos que a fronteira de vocês têm todas as condições para receber um projeto da União Europeia, com isso vimos desenvolver um projeto, mas também aprender com vocês, para juntos fazermos história.
O projeto traz recursos que chegam a marca de um milhão de euros para o investimento de assuntos ligados à sustentabilidade, aos direitos humanos, em especial ao tratamento dos resíduos sólidos e a inclusão das famílias que tiram seu sustento de atividades relacionadas à reciclagem. A coordenadora do Projeto, engenheira Sandra Severo de Abreu, agradeceu o apoio institucional ao projeto, a equipe de técnicos envolvidos e ressaltou que a visita da comitiva simboliza uma nova fase do Fronteira da Paz Sustentável.