A terça-feira (8) foi marcada por diversas ações relacionadas ao Dia Internacional da Mulher, através de atividades e eventos com foco na reflexão sob o ponto de vista feminino em defesa das mulheres. O setor de gênero do Movimento Sem Terra (MST), a Marcha Mundial das Mulheres, o CPERS/Sindicato e a Casa de Economia Solidária organizaram diversas ações ao longo do dia em Sant’Ana do Livramento.
A pauta prioritária dos movimentos que organizaram as ações foi o fim da violência contra a mulher, que envolve tanto a questão de gênero como o fim da violência doméstica e sexual, além do fortalecimento de políticas públicas para as mulheres do município.
Com início no Parque Internacional, a marcha teve como destino a prefeitura onde foi entregue uma carta com reivindicações por um grupo de mulheres da organização à chefe de Gabinete, Sandra Pontes e ao vice-prefeito, Evandro Gutebier. Dentre as demandas, está o funcionamento do Conselho Municipal das Mulheres; do programa de apoio às mulheres microempreendedoras; o aumento da equipe do Centro de Referência da Mulher (CRM); e do orçamento para políticas de enfrentamento da violência contra a mulher.
A caminhada seguiu até o Fórum, onde foi entregue um documento ao juiz titular da Vara de Família, Alexandre Del Gaudio, solicitando celeridade nos processos que envolvem violência sexual contra crianças e adolescentes, e a violência contra mulheres. Também foi entregue ao juiz, uma carta escrita pelas mães que, no final de 2021, denunciaram dezenas de casos de violência sexual contra um mesmo acusado, solicitando justiça.
Karla Incerti é graduada Tenente-Coronel da Brigada Militar
O Jornal A Plateia teve um bate-papo muito interessante com Karla, a nova Tenente-Coronel da Brigada Militar.
Segundo Karla , ela é a mulher mais antiga da Corporação e a primeira mulher a ser promovida a Tenente-Coronel por escolha da Corporação.
A graduação do novo posto se fez no dia 31 de dezembro de 2024.
Confira abaixo