O líder do governo na Câmara Municipal, vereador Maurício Galo Del Fabro (Progressistas), afirmou, nesta quarta-feira (09), que o vereador Enrique Civeira (PDT) cometeu um “erro grave” ao comparar o cérebro da prefeita Ana Tarouco (DEM) e de uma secretária municipal a um caroço de azeitona. “Já tivemos graves erros aqui, em mandatos passados. O senhor não é o primeiro que comete este erro e esse erro é grave, gravíssimo”, disse Galo.
Del Fabro complementou dizendo que admira Civeira por possuir várias habilidades, mas que se utiliza disso para praticar o mal. “O senhor sabe que eu lhe considero um homem muito preparado, capacitado, qualificado, inteligente, mas talvez mais para o mal, do que para o bem”, afirmou, complementando logo em seguida: “se o senhor usasse toda essa energia para o bem, para o desenvolvimento e crescimento da cidade…”.
Galo finalizou reiterando a importância de uma retratação por parte do pedetista. “Vários vereadores já cometeram graves erros, mas eles tiveram a hombridade e a humildade de se retratar, pedir desculpas […] Eu acho importante isso. ”
Após a fala do líder do governo, Enrique Civeira, que em momento algum se retratou ou pediu desculpas pela sua fala, disse que acha que há um preconceito com o caroço de azeitona e destacou algumas qualidades do fruto da oliveira. “O caroço da azeitona ele é anticancerígeno, ele previne anemia, melhora a memória […] Então nós não podemos considerar o caroço de azeitona só pelo tamanho”.
Na véspera do dia Internacional da Mulher, o vereador Enrique Civeira (PDT) comparou o cérebro da prefeita Ana Tarouco (DEM) e de uma secretaria municipal a um “caroço de azeitona”. Após a declaração, o fato repercutiu e foi notícia a nível estadual.