qua, 15 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 11 e 12.01.25

Projeto prevê a colocação de lixeiras em áreas rurais

Segundo o Conselho de Meio Ambiente, a iniciativa aguarda os trâmites de licitação

O Conselho Municipal de Meio Ambiente aprovou, em 2019, um projeto onde consta a instalação de 25 contêineres nas entradas paras as zonas rurais do município, a ser custeado com os recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Nele, em um primeiro momento, existem 15 contêineres e os demais para reposição ou ampliação. Ocorre que, no curso do processo de compra, foi sugerida a aquisição de um modelo de metal, mais resistente, assim, foi reiniciado novo procedimento para a aquisição e, hoje encontra-se na Secretaria Municipal de Planejamento para prosseguimento dos trâmites legais para a abertura de licitação.
Segundo a presidente do Conselho do Meio Ambiente, Maura Borges, esta iniciativa é muito importante, pois irá atender uma demanda antiga dos moradores do interior do munícipio. “Esse é um projeto muito importante para a comunidade, o Conselho já aprovou e existe o recurso. Resta ao executivo dar prioridade e agilizar os procedimentos legais para que se concretize”, destaca.
Pela falta de pontos de recolhimento adequados, os moradores do interior são forçados a trazer os resíduos em seus próprios veículos para serem descartados na coleta urbana, mas existem também aqueles maus exemplos, de pessoas que acabam descartando lixo em locais inapropriados como córregos e matas ciliares, por consequência poluindo o meio ambiente. A proposta é utilizar os recursos disponíveis na conta do Fundo Municipal do Meio Ambiente, verba específica para este tipo de projeto.
De acordo com o projeto, as lixeiras são de metal e compatíveis com os caminhões da coleta seletiva o que, durante a operação de retirada dos materiais, dará maior agilidade e segurança ao trabalho. A iniciativa está sendo estudada pela atual gestão, que deverá apontar quais os pontos onde as estruturas serão colocadas.

TCE-RS e Secretaria de Reconstrução do Rio Grande do Sul analisam projetos de concessão

Nesta terça-feira (14), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) recebeu a visita do Secretário de Reconstrução do Rio Grande do Sul, Pedro Capeluppi, na sede do Tribunal. O encontro teve como objetivo apresentar os projetos de concessão do Estado. Entre os temas observados pelo Governo Estadual, três estiveram em discussão. A resolução 1.157/2022 do TCE-RS estabelece que, sejam analisados