Já foi notícia colher uma superabóbora, cenoura e até mandioca, mas você já ouviu falar de uma supermelancia? Foi o que aconteceu na localidade de Itaquatiá, zona rural de Sant’Ana do Livramento, onde dois agricultores tiveram uma surpresa ao colher a fruta: ela pesava cerca de 30 quilos.
Márcio Antônio de Souza, de 39 anos, e Denilson Kudlaviec, de 28, plantaram e colheram a fruta na fazenda Agro Soczek, onde são funcionários. Segundo Márcio, a plantação foi feita para consumo dos trabalhadores. Ele disse que a produção foi feita sem uso de nenhum “fertilizante especial” que pudesse fazê-la crescer mais. “Plantamos algumas melancias há cerca de dois meses, um plantio tardio para a época. Por isso ainda não sabemos se ela está bem madura, mas colhemos pra não correr o risco de estragar”, conta o agricultor.
Mesmo com o baixo nível de chuvas registrado nos primeiros meses do ano, a “supermelancia” cresceu junto com outras produções da fazenda, como a soja. “Sabemos que em outras regiões a situação está pior, por isso valorizamos esta produção”, destaca Márcio, e completa: “talvez o segredo tenha sido o solo de Livramento, que é muito produtivo”, diz, com um sorriso no rosto.
Márcio e Denilson enfrentaram mais de 50 km de estrada até o centro de Livramento para exibir o fruto, que voltou para a região do Itaquatiá. Apesar de a melancia ter virado uma “celebridade” na comunidade santanense, ela já tem destino certo: a mesa dos trabalhadores da fazenda Agro Soczek.


Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa
Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025