qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Pais reclamam de atraso dos ônibus para filhos irem à escola

Um dos maiores problemas que os prefeitos de Sant’Ana do Livramento tiveram que enfrentar e que a atual, Ana Tarouco (DEM), também enfrenta, é o transporte coletivo urbano. Esta semana, pais de alunos entraram em contato com a rádio RCC FM, para relatar atraso em algumas linhas de ônibus, fato já conhecido pela comunidade santanense.
Um dos casos é da Estela Cordeiro, mãe da Isabelle, de 10 anos. Elas moram na rua Camilo Alves Gisler, no bairro Tabatinga. A linha responsável pela localidade é a Sosal, que segundo Estela está atrasando, o que compromete o horário de chegada de sua filha na escola.
Ouvinte da RCC, Rubens questionou se, com a volta às aulas na rede estadual, os ônibus no horário noturno voltarão ao normal, porque têm alunos que saem às 23h e neste horário não tem mais transporte coletivo. “Por exemplo, a minha filha sai às 23hs do CAIC e o último ônibus sai do terminal às 22h30, quando ela sai o ônibus já passou e está complicado andar a pé na noite”, comentou Rubens.

CONTRAPONTO

O Sindicato das Empresas dos Transportes Rodoviários (STU) de Sant’Ana do Livramento, informou que se acontecer atrasos nas linhas, é de responsabilidade das empresas solucionar. A empresa Sosal informou que os pais já entraram em contato com a empresa e que eles forneceram o horário, mas que não houve atraso. A partir de agora, os ônibus vão sair mais cedo do terminal central para que os alunos não se atrasem.

E A LEI?

A lei 2.979, de 18 de novembro de 1992, diz que as empresas devem fixar no terminal central de ônibus, placas indicando o destino e os horários de funcionamento das linhas, o que não é cumprido na prática. O STU informou que os horários estão disponíveis no site. Já o secretário municipal de Trânsito, Márcio Goulart, disse que não tinha conhecimento da lei, mas que irá se inteirar para cobrar o seu cumprimento por parte das empresas. “Eu não tenho conhecimento, dá para fazer então”, complementou Márcio sobre a colocação das placas.
O secretário adiantou que, no estudo do Plano de Mobilidade Urbana que está sendo construído em Livramento, está sendo debatido o desenvolvimento de um aplicativo para disponibilizar os horários dos ônibus.
Quanto aos horários noturnos, Márcio disse que houve uma redução em virtude da pandemia e que para retornar à normalidade um novo decreto precisa ser emitido pela prefeita Ana Tarouco (DEM) e pelo secretário de Administração, Matheus Medina. A Reportagem tentou entrar em contato com Matheus, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: