sáb, 23 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Pais reclamam de atraso dos ônibus para filhos irem à escola

Um dos maiores problemas que os prefeitos de Sant’Ana do Livramento tiveram que enfrentar e que a atual, Ana Tarouco (DEM), também enfrenta, é o transporte coletivo urbano. Esta semana, pais de alunos entraram em contato com a rádio RCC FM, para relatar atraso em algumas linhas de ônibus, fato já conhecido pela comunidade santanense.
Um dos casos é da Estela Cordeiro, mãe da Isabelle, de 10 anos. Elas moram na rua Camilo Alves Gisler, no bairro Tabatinga. A linha responsável pela localidade é a Sosal, que segundo Estela está atrasando, o que compromete o horário de chegada de sua filha na escola.
Ouvinte da RCC, Rubens questionou se, com a volta às aulas na rede estadual, os ônibus no horário noturno voltarão ao normal, porque têm alunos que saem às 23h e neste horário não tem mais transporte coletivo. “Por exemplo, a minha filha sai às 23hs do CAIC e o último ônibus sai do terminal às 22h30, quando ela sai o ônibus já passou e está complicado andar a pé na noite”, comentou Rubens.

CONTRAPONTO

O Sindicato das Empresas dos Transportes Rodoviários (STU) de Sant’Ana do Livramento, informou que se acontecer atrasos nas linhas, é de responsabilidade das empresas solucionar. A empresa Sosal informou que os pais já entraram em contato com a empresa e que eles forneceram o horário, mas que não houve atraso. A partir de agora, os ônibus vão sair mais cedo do terminal central para que os alunos não se atrasem.

E A LEI?

A lei 2.979, de 18 de novembro de 1992, diz que as empresas devem fixar no terminal central de ônibus, placas indicando o destino e os horários de funcionamento das linhas, o que não é cumprido na prática. O STU informou que os horários estão disponíveis no site. Já o secretário municipal de Trânsito, Márcio Goulart, disse que não tinha conhecimento da lei, mas que irá se inteirar para cobrar o seu cumprimento por parte das empresas. “Eu não tenho conhecimento, dá para fazer então”, complementou Márcio sobre a colocação das placas.
O secretário adiantou que, no estudo do Plano de Mobilidade Urbana que está sendo construído em Livramento, está sendo debatido o desenvolvimento de um aplicativo para disponibilizar os horários dos ônibus.
Quanto aos horários noturnos, Márcio disse que houve uma redução em virtude da pandemia e que para retornar à normalidade um novo decreto precisa ser emitido pela prefeita Ana Tarouco (DEM) e pelo secretário de Administração, Matheus Medina. A Reportagem tentou entrar em contato com Matheus, mas até o fechamento desta edição não obteve retorno.

Acidente com mortes

Por volta das 16h30 desta sexta-feira (22), no Km 136 da BR-293, em Candiota, ocorreu um acidente envolvendo uma carreta, um caminhão e uma viatura da PRF. Conforme levantamento preliminar, a carreta, que transitava no sentido Pelotas – Bagé, invadiu a pista contrária e colidiu frontalmente com a viatura Ranger da PRF e com um caminhão, que deslocavam no sentido

Informações da missão no Japão liderada pelo Governador Eduardo Leite!

Civilidade, respeito, organização….. Alguns de tanto outros atributos dos Japoneses…. Quando em um dia de chuva, você observa numa rua sem trânsito de carros, todas as pessoas paradas esperando abrir o sinal de pedestre para elas atravessar, você se dá conta o nível de educação e disciplina do povo….. É isso é uma regra geral em todo país…. São por