A Agropecuária Nova Restinga localizada a cerca de 32 km da sede do munícipio na região do Cerro da Cruz que é reconhecida pela sua agricultura pujante e produtiva, está na sua terceira geração de agricultores da família Schutz, proprietária da empresa, que veio para Sant’Ana do Livramento na década de 80 com o intuito de trabalhar na atividade arrozeira e, de lá para cá, se estabeleceu no mercado possuindo, hoje, tanto as lavouras de arroz e soja quanto uma indústria montada.
Segundo o técnico agrícola, Jonas Schutz que juntamente com o irmão Vagner auxiliam o pai Marcos Orlando Schutz, proprietário da agropecuária Nova Restinga, no trabalho do dia a dia nas lavouras, neste ano devido à estiagem, a previsão da colheita é ficar abaixo do esperado. “Nós ainda estamos no início da colheita, mas podemos perceber algumas falhas na lavoura embora seja cedo para se falar em produtividade”.
Realidade que também é refletida na produção de soja que se encontra num período reprodutivo de enchimento de grãos em algumas lavouras. “Na soja, sim, nós notamos que ela teve uma sentida bem maior na questão da umidade do que as mais tardias pela falta de chuva. O volume hídrico pra nós foi muito baixo, nem perto do esperado que seria o normal para a nossa região, no mesmo patamar que está acontecendo na agricultura do Rio Grande do Sul”, destaca o engenheiro agrônomo Vagner Schutz.
A área plantada na agropecuária Nova Restinga, neste ano, foi de 350 hectares. Segundo dados fornecidos pelo escritório regional do Instituto Riograndense do Arroz (IRGA) no munícipio, a área total é de cerca de 9 mil hectares. O engenheiro agrônomo Lafayette Xavier de Moraes Neto, responsável pelo escritório, a produtividade e qualidade do arroz produzido nas lavouras do município deve acompanhar as médias do restante do estado. “Embora a nossa situação, aqui na agricultura, seja um pouco melhor do que outras regiões em relação a estiagem, é certo que também vamos ter um reflexo na colheita que ainda está no início. Mas ainda não temos como estimar as perdas ou média de produtividade.
Brigada Militar prende homem acusado de furtar televisor em hotel de Livramento
Um homem, natural de Alegrete, com extensa ficha criminal, foi preso na manhã desta quinta-feira (21) pela Brigada Militar, na Rua dos Andradas, por furtar um aparelho televisor de um hotel localizado na Rua Manduca Rodrigues. As câmeras de segurança do hotel acabaram registrando toda a ação do criminoso que entrou no local por volta das 6 h e praticou