qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Escola Pinto da Rocha retorna às atividades sem refeitório

Rede estadual iniciou as aulas esta semana
Escola é atingida por temporal

A escola Estadual Pinto da Rocha retornou suas atividades presenciais plenamente, como toda a rede estadual de ensino, esta semana. A diferença é que no educandário, a merenda está sendo servida nas salas de aula e não no refeitório, isso porque a cozinha ficou totalmente destelhada e sem forro após um temporal atingir o prédio ainda no mês de janeiro. Segundo a diretora, Marília Simões Pires, o espaço já está sendo reformado, neste momento estão colocados azulejos. “Mas no restante a escola está funcionando normalmente”, afirmou a diretora.
Segundo Marília, as crianças não estão tendo recreio, mas já está em trâmites legais para finalizar a reconstrução da escola: os vidros já foram colocados, e está sendo feita a limpeza de todo pátio, como por exemplo, as árvores que caíram e as cercas que foram quebradas. “Acho que ainda precisaremos de todo o mês de março para a escola ficar totalmente concluída”, comentou.
Diante de todo o impasse, a diretora afirmou que o fato não atrapalhou o retorno das aulas e que as turmas estão cheias. “Inclusive nos primeiros anos temos 26 alunos em cada turma, temos bastantes crianças, então estamos a todo vapor, fazendo o melhor possível para que a gente tenha êxito no ano de 2022”.
Três dias antes do retorno às aulas, a escola recebeu a visita do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT) que se comprometeu a acompanhar o processo de reestruturação do prédio junto à Secretaria Estadual de Educação.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: