Foi anunciada, nesta semana, a implementação de mais um Parque Eólico em Sant’Ana do Livramento. O comunicado foi oficializado pela Companhia de Geração e Transmissão de Energia Elétrica do Sul do Brasil – Eletrobras CGT Eletrosul – e representa o resultado de um projeto de ampliação do setor de geração de energias renováveis no sul do país. O contrato foi assinado com a empresa WEG S.A, por meio da WEG Equipamentos Elétricos S.A, que possui sede em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. Ela ficará responsável pela implementação da montagem e comissionamento, além dos serviços de operação e manutenção, com o valor de aproximadamente R$ 2,1 bilhões investidos em todo o empreendimento.
O Parque Eólico Coxilha Negra funcionará no complexo eólico do Cerro Chato, há cerca de 20 km do centro de Livramento e terá a capacidade instalada de 72 aerogeradores com 4,2 MW de potência cada, gerando uma energia de 302,4 MW, equivalente ao consumo de uma região com 1,7 milhão de habitantes. Será um aumento de mais de 40% na geração de energia eólica na região, somados a atual produção energética dos 69 aerogeradores do Parque Eólico do Cerro Chato, que estão operando desde 2011.
INÍCIO DAS OPERAÇÕES E RETORNOS FINANCEIROS A LIVRAMENTO
Há ainda a projeção de que as obras iniciem no primeiro semestre de 2022, produzindo mais de 300 empregos diretos e cerca de 150 indiretos. Já o início da operação do empreendimento está previsto para ocorrer até o final do ano de 2024. A energia gerada será comercializada na modalidade mercado livre (formado por grandes consumidores que podem escolher de quem vão comprar a energia).
O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) representou, em Sant’Ana do Livramento, mais de 60% da arrecadação do município entre os anos de 2011 e 2015. De acordo com um estudo realizado por acadêmicos da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), o repasse de ICMS gerado a partir da implementação do Parque Eólico do Cerro Chato tornou-se a principal fonte geradora de ICMS para os cofres públicos, totalizando 30% do total arrecadado no período. Espera-se que, com base nos cálculos e projeções a serem realizados pelo poder executivo, o Parque Eólico Coxilha Negra gere um aumento significativo na arrecadação do município, que poderá se reverter em investimentos para a cidade.