O vereador de Bagé Lelinho Lopes (PT) afirmou, nesta quarta-feira (23), que “mais cedo ou mais tarde, tanto [Ico] Charopen (PDT), quanto Divaldo Lara (PTB), pode ser que saiam algemados de onde estiverem, seja das suas casas ou de dentro da Prefeitura”.
A afirmação foi feita, durante o programa Boa Tarde Cidade, quando o vereador abordou o assunto a acusação dos mandatários feita pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) de que Ico e Lara receberam propina de uma mesma Oscip que atuava em Livramento, na Educação e em Bagé, na Saúde. “Foi algo muito pesado e isso é inaceitável na política, não importa se é em Livramento, Bagé ou qualquer lugar do Rio Grande do Sul”.
Lelinho complementou dizendo que “Livramento foi feliz porque não reelegeu Ico e Bagé, infelizmente, acabou reelegendo um prefeito que já passava por uma série de processos […] que após ganhar a eleição para um novo mandato, acabou cometendo as mesmas coisas que vinha fazendo no passado”.
À época das acusações, Ico afirmou que aguarda o direito constitucional de se defender e que, em dois anos, só foi citado em versões e que quem acusa deve provar as acusações. Já Divaldo, disse que as denúncias não são verdadeiras e que os contratos, que são de 2018, foram extintos e passaram por aprovação do Tribunal de Contas.