A Guarda Popular se tornou a maior e a principal torcida do Sport Club Internacional, e em Sant’Ana do Livramento vem fazendo história unindo esporte e solidariedade. Desde o ano 2017, integrantes da torcida colorada passaram a realizar, além da torcida pelo time, ações sociais para beneficiar a comunidade carente do município.
Dentre as atividades solidárias, o presidente Éverton Machado, conhecido como Évoo, destaca a Campanha do Agasalho, o Sopão Solidário e a Campanha Natal Feliz, que possibilitou atingir milhares de famílias nos bairros de Livramento.
Para além das ações solidárias, a famosa charanga colorada, banda composta pelos torcedores ligados à Guarda, passaram a ser chamados para animar aniversários, casamentos e até velórios, em toda a região da Fronteira.
“Atualmente, a banda é comandada pelo membro Gabriel Ribeiro e está composta por 12 instrumentos de sopro e 8 instrumentos de percussão. A torcida também passou a fazer viagens para assistir os jogos do Internacional dentro e fora do país, sempre representando o nome de nossa cidade”, destaca Évoo.
História
Fundado em 2007, o núcleo se reuniu para assistir o primeiro jogo do Internacional na Libertadores daquele ano contra o Nacional do Uruguai. Os primeiros integrantes Leonardo Ilha, Felipe Cantarelli, Fábio de Simoni, Josué Ribeiro e Jonas Rodrigues, passaram a se reunir no Pixe’s Bar, local que levou a ter mais notoriedade no município.
Em 2017, algumas mudanças ocorreram e o comando ficou a cargo de Évoo Machado e Jorge Umpierrez, ambos membros antigos, que levaram a torcida organizada a ter reconhecimento por todo estado.
Atualmente, a torcida segue sendo comandada pelo líder Évoo Machado e seu vice-líder Saulo Dias, que antecipam que a torcida está organizando suas próximas campanhas, materiais e viagens.