A Mesa-Diretora da Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento emitiu uma moção de apoio à manutenção da Vara Única do Trabalho da Comarca de Sant’Ana do Livramento. A manifestação se deu após o Conselho Superior de Justiça do Trabalho publicar uma resolução que visa fechar o órgão, o que segundo os parlamentares causará enormes prejuízos à advocacia trabalhista, em especial aos pequenos escritórios do interior.
A justificativa do Conselho Superior da Justiça do Trabalho para fechar a Vara de Livramento, assim como outras no estado, foi de que a distribuição processual fosse inferior a 50% da média de casos novos por Vara do Trabalho no último triênio. No total, 69 Varas do Trabalho, distribuídas entre 19 TRTs, apresentaram média inferior ao estabelecido e a de Livramento é uma delas.
Segundo o documento aprovado no Legislativo Municipal, que foi encaminhado ao Senado da República e à Câmara dos Deputados, o fechamento da Vara do Trabalho negará aos trabalhadores que buscam reivindicar suas verbas trabalhistas o direito constitucional de ter acesso à justiça, o que segundo os vereadores, é de extrema gravidade. A Vara Única do Trabalho da Comarca de Sant’Ana do Livramento, além do próprio município, atende demandas de Quaraí.
O objetivo do encaminhamento da moção busca apoiar os trabalhadores santanenses, sindicatos, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e demais entidades, ao passo que repudiou o fechamento da única Vara do Trabalho do município.
Câmara ouvirá Margareth Menezes sobre denúncias no Ministério da Cultura
Ministra terá que explicar uso político do Programa Nacional de Comitês de Cultura e cachês pagos com dinheiro público no Carnaval