sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Moradores da região da Tafona reclamam por falta de coleta de Lixo

Após repercussão, Ansus e Secretaria de Obras se mobilizaram para limpar o local
Foto cedida

Um verdadeiro mar de lixo. Assim pode ser definida a situação que a reportagem do Jornal A Plateia encontrou na manhã dessa segunda-feira (14), no entroncamento da estrada Robledo Braz com a estrada que leva as localidades da Tafona, Carcávio, Rincão Bonito e São Leandro. O problema foi informado por ouvintes da Rádio RCC FM que reclamam que há mais de 60 dias o lixo não é retirado do local e que virou um verdadeiro lixão à céu aberto.

A Reportagem conversou com o supervisor da Ansus, Luis Fernando Ruisdias, que destacou na manhã desta terça-feira (15), que a questão do lixo na Tafona, no passo do Guedes, é antiga e que a empresa já enfrentou este problema em outras ocasiões.

Segundo Ruisdias, na segunda-feira a coleta vai até o Clube Caixeral e na sexta-feira é estendida na até a entrada o Passo do Guedes. “Mas é uma vez por semana, eu falei com os moradores daquela localização, me disseram que desde domingo as pessoas já vão despejando material ali, vão atirando sacolas e como chegou nesta situação insustentável. É até constrangedor chegar a nossa equipe lá e vai tirar o lixo como? ”.

Ruisdias disse que conversou com o secretário de Obras, Dilmar Pereira, e que a Secretaria se colocou à disposição para ajudar. Na manhã desta terça-feira Dilmar enviou uma equipe para limpar o local. Para a limpeza, foi necessária uma retroescavadeira e uma caçamba.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os