seg, 6 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.12.24

Suplente de vereadora assume cadeira do PSC em Livramento

Temporariamente no cargo, Olga Ortiz fez críticas à situação da cidade
Vereadora Olga Ortiz (PSC) (Foto: Matias Moura/AP )

A primeira suplente do Partido Social Cristão (PSC), Olga Ortiz, assumiu a cadeira da legenda na Câmara de Vereadores esta semana, após o titular, vereador Elso Alvienes, abrir espaço para sua colega como forma de reconhecimento, considerando o sistema proporcional das eleições para os cargos parlamentares.
Olga tomou posse segunda-feira (07) e ficou no cargo até quarta-feira (09), onde finalizou sua participação no Poder Legislativo com a polêmica votação do projeto de decreto legislativo que sustou o decreto que aumentou o IPTU em 33,82% em Livramento. A parlamentar votou favorável ao projeto e declarou que acredita ser um valor abusivo. “Nós ainda estamos cursando uma pandemia, porque ainda não podemos dizer que está no final, então eu acredito que não é o momento adequado e o valor também é muito alto, 33,82% é um valor abusivo”, disse.
Ortiz contou que nas eleições de 2020 foi a primeira vez que ela concorreu a um cargo eletivo. Ela não é nascida no Brasil, mas é naturalizada brasileira e há muitos anos reside em Sant’Ana do Livramento. “Minha campanha eleitoral começou bastante tarde, mas mesmo assim eu tive a oportunidade de percorrer todas as vilas e ver de perto a problemática que todos sofriam”, comentou.
Como vereadora, Olga Ortiz disse que visitou alguns bairros e que se deparou com vários problemas, entre eles saneamento, ruas intransitáveis e a saúde pública. “Eu fiz pedidos de providência para as respectivas secretarias”. Ela também contou que visitou diversas pastas municipais e agradeceu a atenção de todos os secretários que a receberam.
Se deparando com certas situações a vereadora declarou: “é muito doloroso ver a nossa cidade assim”. Olga disse que embora não seja nascida em Livramento e no Brasil, tem muito carinho e amor pelo país e pela cidade “e eu quero para ela o melhor”.
Uma das agendas foi a visita aos carros da Secretaria Municipal da Saúde. “Muitos deles parados, muito deles com problemas, ambulâncias paradas porque não funcionam, não andam e a gente vai nas praças que estão malcuidadas, tanto nos bairros quanto no centro. Todos os lugares que a gente vai a cidade está sucateada”.

Karla Incerti é graduada Tenente-Coronel da Brigada Militar

O Jornal A Plateia teve um bate-papo muito interessante com Karla, a nova Tenente-Coronel da Brigada Militar.
Segundo Karla , ela é a mulher mais antiga da Corporação e a primeira mulher a ser promovida a Tenente-Coronel por escolha da Corporação.
A graduação do novo posto se fez no dia 31 de dezembro de 2024.
Confira abaixo