A pele sofre tanto com a poluição ambiental quanto com a radiação solar. Nossa pele é composta por uma barreira cutânea que é composta por células mortas e uma camada hidrolipídica, essa camada é composta por lipídios que seriam sebo, suor e água. E não podemos esquecer a microbiota da pele, que é o conjunto de microrganismos que vivem na nossa pele e a mantém saudável, também chamada de microbioma.
Por isso, recomendamos uma sequência de cuidados com a pele minimalista já que muitos pacientes chegam ao consultório com o que viram na internet, onde dão uma sequência de 10 a 15 produtos que não são necessários para nossa pele todos os dias, podendo causar alergias. E isso não funciona na maioria das peles latinas já que a grande maioria das pessoas tem pele oleosa e não é prático para o dia a dia.
Por isso, o cuidado com a pele tem que ser adaptado à nossa rotina, deve ser um tratamento que o paciente consiga fazer e realizar todos os dias, já que toda rotina de pele tem que ter constância.
O que eu faço no consultório é simplificar em uma rotina de cuidados com a pele durante o dia e uma rotina diferente à noite. O que eu chamo de rotinas skin care de performance.
Skin Care dia:
Primeiro passo: comece pela limpeza facial, por isso sempre recomendamos sabonetes dermatológicos com PH muito parecido com o da pele, PH de 5,5.
Segundo passo: indico um tônico de acordo com a necessidade de cada paciente (para acne e melasma), portanto, não é um passo obrigatório, embora algumas vezes sejam necessários tônicos específicos em algumas situações. Nesse caso, o tônico deve ser aplicado no rosto e deixar agir.
Terceiro passo: a área dos olhos possui a pele mais fina do corpo e você tem que ter muito cuidado porque esse tipo de pele não contém glândulas sebáceas e há muitos pacientes que são alérgicos e usam lentes de contato. Por isso, o contorno dos olhos deve ter um produto específico tanto para as pálpebras superiores quanto para as inferiores, já que essa região tem predisposição para flacidez e rugas finas.
Quarto passo: antioxidante, onde sempre recomendo vitamina C para que o paciente aplique de manhã antes do protetor solar, pois potencializa o efeito do protetor solar reduzindo a ação dos radicais livres, por isso combate o envelhecimento.
Quinto passo: recomendo um protetor solar adequado para cada tipo de pele com FPS maior que 30. Não é possível conseguir uma pele saudável sem usar protetor solar todos os dias. E, em geral, o protetor solar com cor protege mais do que o protetor solar incolor porque o pigmento que lhe dá cor é uma barreira protetora, principalmente para pacientes com melasma. Se o paciente preferir sem cor, pode usar e depois aplicar a maquiagem que está acostumada a usar.
E nunca esqueça de reaplicar o protetor solar, crie este hábito.
Dê preferência ao protetor solar em pó, pois é mais prático. Por fim, a reaplicação do protetor solar durante o dia é o que aconselho aos meus pacientes.
Skin Care noturnos:
Basicamente, começamos repetindo os passos de higiene que fizemos pela manhã com o uso dos sabonetes certos. Se você colocar maquiagem nos olhos, deve usar um demaquilante para a área dos olhos ou água micelar, pois eles emulsionam a maquiagem, facilitando a higiene facial posterior.
Então, novamente, você deve aplicar o contorno dos olhos nas pálpebras superiores e inferiores.
Ácido Noturno: vai depender da época do ano que estamos e será escolhido de acordo com a demanda da pele do paciente, por exemplo (uma pele com tendência a oleosidade, vou escolher um ácido que equilibre essa parte).
Então eu sempre sugiro aplicar algum agente descongestionante, por exemplo (azuleno, bisabolol e veia) para melhorar a tolerância aos ácidos, pois a pele pode ficar sensível, irritada, descamar, então eu sempre digo ao paciente para não usar o ácido por conta própria, se você fizer isso, deve fazê-lo com a orientação de um profissional, pois pode ser desastroso. O importante é a consulta com a Cosmetóloga Médica ou dermatologista. O ideal é ir uma ou duas vezes por semana. O uso da máscara facial é excelente para a hidratação da pele, uma vez por semana.
E nunca esquecer do sono reparador, o dono da beleza.