sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Consultas limitadas deixam pessoas sem atendimento no Prado

Apena dez marcações foram disponibilizadas nesta terça-feira (08)
A fila continuou ao longo da manhã (Foto: Yuri Cardoso/AP)

A disponibilização de dez números para o atendimento na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Prado causou manifestações no local, no início da manhã desta terça-feira (08), em Sant’Ana do Livramento. Idosos que buscavam o atendimento, desde às 5h, não conseguiram marcar a consulta médica.

Segundo o secretário de Saúde, Paulo Vargas, apenas dez números foram disponibilizados por causa do atendimento Covid. “Pela manhã, nós atendemos todas as enfermidades e à tarde fazemos as consultas exclusivas de Covid, como testes e medicamentos para esse público”, explicou o secretário, destacando que não havia condições de pessoal para mais de dez consultas no local, pois a Secretaria não quer misturar os dois pacientes para não haver a contaminação no local.

A aposentada Genecy Rodrigues Oliveira, de 77 anos, foi em busca da receita médica, mas não conseguiu marcar a consulta para pegar uma receita de um medicamento contínuo. “A última vez que tomei o remédio foi no dia três. Cheguei às 6 horas e não consegui pegar o número”, disse.

Genecy Rodrigues Oliveira, aposentada, 77 anos

Alguns parlamentares estiveram no local durante a manhã. A vereadora Eva Coelho (PDT), por exemplo, foi até a ESF e disse que continuaria lá até que as pessoas fossem atendidas.

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os