As aulas da educação infantil, modalidade creche, iniciam no próximo dia 15 de fevereiro, segundo a Secretaria Municipal de Educação. O secretário adjunto, Antônio Zenoir, ainda informou que a modalidade vai ser de acordo com o cenário pandêmico na data do início, poderá ser tanto presencial, híbrido ou remoto.
Já o ensino fundamental e educação infantil da modalidade jardins retornam as aulas no dia 08 de março, com os mesmos critérios e avaliações referentes a pandemia das creches. “Decisão será tomada próximo ao início de cada modalidade”, informou Zenoir.
REDE ESTADUAL
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) anunciou o calendário oficial do ano letivo no Rio Grande do Sul para 2022, no inicio de dezembro do ano passado. De acordo com a portaria publicada pelo Governo do Estado, as aulas na rede pública estadual no ano letivo de 2022 ocorrerão no modelo presencial e iniciam no dia 21 de fevereiro e se encerram dia 16 de dezembro. Diante do quadro da pandemia no estado, o governo do estado ainda não se manifestou oficialmente quanto a possibilidade de adotar as modalidades hibrida ou remota.
A Seduc informou que o recesso escolar ocorrerá entre os dias 25 e 31 de julho e o início do segundo semestre está marcado para o dia 1º de agosto. Já de 14 a 18 de fevereiro será realizada a Jornada Pedagógica, atividade que trará orientações para as equipes das escolas.
A carga horária mínima necessária para cumprimento do ano letivo e da matriz curricular específica de cada etapa e respectivas modalidades de ensino será de:
800 horas para o Ensino Fundamental – Anos Iniciais;
833 horas no Ensino Fundamental – Anos Finais;
1000 horas no Ensino Médio Diurno e Noturno;
1400 horas para as Escolas em Tempo Integral;
400 horas nas Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos.