Entre as manifestações feitas pelo presidente da Oscip Ação, Giovani Collovini, durante delação premiada realizada no Ministério Público, está uma suposta influência que os vereadores tinham em contratações para a área de educação, durante a atuação da entidade em Sant’Ana do Livramento.
Na reportagem feita pelo jornalista Giovani Grizotti, da RBS TV, e veiculada nesta quarta-feira (12), aparece parte da delação em que Collovini faz a afirmação: “Confirmo indicações bem fortes, não diretamente, mas vereadores também incomodavam bastante com isso. Por sinal, foi surpresa minha quando tava acertando rescisões do contrato de Sant’Ana do Livramento, foi uma surpresa minha saber que tinha filho de vereador que era contratado”, explicou o delator, Giovani Martins.
Horas depois da veiculação da reportagem, a Rádio RCC FM ouviu o presidente da Câmara de Vereadores, Aquiles Pires (PT). Questionado se a Câmara abriria algum tipo de investigação, já que foi citada pelo delator, ele disse que não. Aquiles destacou que foi um dos fiscalizadores da atuação da Oscip e que agora espera punição. “Esse episódio foi em outra legislatura, naquela época nós fomos muito demandados por causa da Oscip. Nós tentamos alertar o Executivo que não fizesse a contratação porque todas as terceirizações acabam dando problema e, no setor público, é mais acentuado. Esperamos que tenha um resultado e quem tiver envolvido nos atos ilegais, que sejam punidos”.