O decreto de emergência por conta da estiagem em Santana do Livramento deve ser emitido ainda nesta terça-feira como resultado da reunião realizada na manhã de ontem no palácio Moisés Viana . Segundo as entidades que estiveram reunidas, Prefeitura ,Câmara Municipal; Associação Rural; ASEAGRO; COMDER ;CMMA; IRGA; EMATER; APA ; CREA-RS; CORPO DE BOMBEIROS ; DEFESA CIVIL; SMAPA; COTRIBA; COOPERFORTE; o quadro apresentado no município tende a piorar nos próximos meses. Para o prefeito em exercício Evandro Gutebier esta é a oportunidade de antecipar a gravidade do problema emitindo o documento que é necessário para receber o apoio do governo estadual e do governo federal, além de entidade de crédito para os produtores atingidos pela estiagem.
Entre os setores mais prejudicados com a questão da estiagem no município estão a pecuária de leite aonde cerca de 50% da produção já está sofrendo problemas decorrentes da falta de chuva , pecuária de corte a onde muitos pecuaristas estão tendo seus campos incendiados por conta do pasto seco e do déficit hídrico.O arroz e a cultura da soja ainda não tem um balanço oficial mas sabe-se que no estado do Rio Grande do Sul a perda já passa dos 65% com prejuízo na casa de 20 bilhões aos produtores.
Em algumas localidades do munícipio, sobre tudo na região dos assentamentos também já há o registro de falta de água para o consumo humano, onde um caminhão pipa do DAE está abastecendo algumas comunidades.
Sobre o Decreto de emergência segundo o coordenador da Defesa Civil local Ademir Oliveira é necessário dados quantitativos para elaboração do documento onde todas as entidades que estiveram participando na reunião se comprometeram enviar os dados para a prefeitura que deve ainda nesta terça-feira elaborar o documento e emitir o decreto de emergência por conta da estiagem.
FOTOS – MATIAS MOURA/AP