sex, 11 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Morning XPress

Bolsas em queda nesta quinta-feira

O EuroStoxx cai 1,4%, os futuros do S&P 500 e do Nasdaq100 caem 0,1% e 0,3%, respectivamente. As bolsas na Ásia fecharam em queda, com Nikkei caindo 2,9% e o CSI 300 1,0%. O VIX sobe 0,5 ponto a 20,3. Nas moedas, o DXY sobe 0,1% a 96,2. As moedas de emergentes operam mistas contra o dólar. Nas commodities, o petróleo sobe 0,3% para USD 81,0/bbl, o futuro do minério de ferro sobe 2,7% e grãos caem. As Treasuries sobem entre 2 e 3 bps em cima do movimento forte dos últimos dias. Para referência, a Treasury de 10 anos já subiu 22 bps só nessa primeira semana do ano.

A ata do FOMC veio significativamente mais hawk do que esperado pelo mercado, fazendo as Treasuries subirem e derrubando as bolsas, principalmente os nomes mais ligados à tecnologia. O FED surpreendeu ao considerar subir os juros antes do que o previsto, a probabilidade precificada pelo mercado da subida ocorrer em março passou de 63% para 81%. O início da redução do balanço também pode começar mais cedo, da última vez que o FED se propôs a reduzir seu balanço, ele começou 2 anos após a primeira alta de juros e, dessa vez, esse intervalo pode ser bem menor. Alguns membros expressaram que preferem reduzir a parcela de MBS do balanço mais rapidamente do que a de Treasuries.

Dada a postura mais hawk do FED, o time de estratégia global da XP passou a acreditar em 3 altas no ano (ante 2), sendo a primeira em março (ante junho).

No Brasil, Valor e Estadão mostram efeitos nas cadeias logísticas da operação-padrão de servidores públicos em busca de reajustes (https://glo.bo/32Ok1nQ e https://bit.ly/3HVBidJ). E na série da Folha sobre o pensamento para economia dos presidenciáveis, hoje foi dia do artigo de Affonso Celso Pastore representando Sérgio Moro (https://bit.ly/3pYF0wL).

Para quem acompanha inflação, o Globo fez reportagem sobre tarifas de ônibus nas capitais (https://glo.bo/3ETvzTG).

Agenda BCB: Presidente e diretores não têm agenda pública ou com agentes de mercado.

Agenda: Na China, os Caixin PMI de dezembro mostraram aceleração em relação a novembro, o de serviços veio 53,1 ante 52,1 e o composto 53,0 ante 51,2. Na Zona do Euro, o PPI de novembro ficou em chocantes 23,7% y/y (0,5 pp acima do consenso). Na Alemanha, o CPI de dezembro será divulgado às 10:00 (exp. 5,1% y/y), o Factory Orders de novembro veio acima das expectativas (3,7% vs 2,3% m/m).

Nos EUA, o Initial Jobless Claim semanal será divulgado às 10:30 (exp 195k), às 12:00, serão divulgadas a balança comercial de novembro (exp. -$81,0 bi) e Factory Orders de novembro (exp. 1,5%). No Brasil, a produção industrial de novembro será divulgada às 9:00 com expectativa de 0,1% do mercado e 0,5% da XP (m/m). o IGP-DI de dezembro será divulgado às 8:00 (exp. 1,58% m/m) e a venda de veículos da Fenabrave de dezembro às 10:30.

Frase do dia na Bloomberg: “The more I see the less I know for sure.”- John W Lennon.

Bons negócios!

XP Macro Strategy

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO RS REALIZA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE FEMINICÍDIO E VIOLÊNCIA DOMÉSTICA EM SANTANA DO LIVRAMENTO

Por iniciativa do deputado estadual Airton Lima (Podemos), a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizará uma audiência pública em Santana do Livramento, no próximo dia 25 de abril, às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores. O tema central será o enfrentamento ao feminicídio e à violência doméstica. A audiência integra