Após as festas de Natal e Ano Novo, a Reportagem do Jornal A Plateia registrou uma situação curiosa nos corredores do Legislativo Municipal: alguns gabinetes estavam de portas fechadas, sem nenhum assessor para atender a comunidade, dentro do horário do expediente regular, das 07h30 às 13h30.
Esta segunda-feira (03), foi o primeiro dia de expediente na Câmara de Vereadores em 2022 e os gabinetes dos vereadores: Enrique Civeira (PDT), Maria Helena (PDT), Lídio Mendes Melado (PTB) e Xepa Gisler (PSB), estavam fechados quando nossa equipe se deslocou até o Legislativo Municipal.
CONTRAPONTO
Segundo a direção da Casa, embora a Câmara esteja em recesso, nenhum assessor, tampouco vereador, tem autorização para tirar férias coletiva neste período e o expediente continua no mesmo horário: das 07h30 às 13h30.
O diretor Fábio Souza informou que cada parlamentar é responsável pelo seu gabinete e que as férias dos servidores, bem como dos CCs tem prévia autorização da direção, mas afirmou que todos não tiram férias no mesmo período, ou seja, os gabinetes deveriam estarem abertos pelo menos com um assessor. Outra hipótese, é de todos os assessores, junto ao vereador, estarem cumprindo agendas externas (na rua).
Quanto a descontos nos salários, o diretor afirmou que os parlamentares só têm remuneração descontada quando faltam em sessões e não justificam e que no caso dos gabinetes estarem de portas fechadas, todos receberão salário de mesma forma, sem descontos. Fábio reiterou que as responsabilidades das atividades dos gabinetes são dos próprios vereadores.