É de Sant’Ana do Livramento, Capital Nacional da Ovinocultura, a cabanha que produz uma das lãs mais finas do Brasil. Localizada na região de São Diogo, a Cabanha de propriedade de Zeca e Sônia Silveira, é uma referência já consolidada na produção de lãs finas. Criatório da raça Merino Australiano desde 2002, desenvolve há quase 20 anos o trabalho de análise, armazenamento, certificação e medição da micronagem – medida do diâmetro da fibra da lã de seus animais, atingindo em 2021 a média ponderada de todo o lote da propriedade em 17.4 micras como prova o certificado feito pelo SUL (Secretariado Uruguaio da Lã).
Neste certificado, as amostras de lã são analisadas e medidas informando além da finura, também o fator de conforto, rendimento ao lavado, o pentear e a coloração. Segundo a proprietária, Sonia Silveira, esses dados são fundamentais para a indústria que vai transformar a lã em fios ou tecidos. “Produzimos uma lã superfina e de qualidade, mas buscamos atingir a nossa meta que é o status de ultrafina, que é considerada em torno de 16.5 micras, que tem um maior valor comercial agregado”.
A produção da lã da cabanha é comercializada em uma barraca da cidade que realiza a exportação para o Uruguai. Em 2020, em plena pandemia, a lã foi comercializada no valor de R$ 40,00 o kg. “Aqui no Brasil, a ARCO, Associação Brasileira de Ovinos, que tem sede na cidade de Bagé, disponibiliza aos produtores o serviço de micronagem. Acredito que esse seja o caminho de todos os que produzem lã, pois sabendo qual é a finura do seu rebanho poderão buscar melhores preços na hora da venda. O mercado de lã é muito promissor, e hoje temos uma indústria que está em busca de produtos que tenham abaixo de 19.5 micras. Para nós, é motivo de muito orgulho de produzir a matéria-prima que irá formar os tecidos mais valorizados do mundo”, encerrou.
Brigada Militar prende homem acusado de furtar televisor em hotel de Livramento
Um homem, natural de Alegrete, com extensa ficha criminal, foi preso na manhã desta quinta-feira (21) pela Brigada Militar, na Rua dos Andradas, por furtar um aparelho televisor de um hotel localizado na Rua Manduca Rodrigues. As câmeras de segurança do hotel acabaram registrando toda a ação do criminoso que entrou no local por volta das 6 h e praticou